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O efeito do tamanho da turma sobre o desempenho escolar : uma avaliação do impacto da "enturmação" no ensino fundamental do Rio Grande do Sul

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O efeito do tamanho da turma sobre o desempenho escolar : uma avaliação do impacto da "enturmação" no ensino fundamental do Rio Grande do Sul

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Título O efeito do tamanho da turma sobre o desempenho escolar : uma avaliação do impacto da "enturmação" no ensino fundamental do Rio Grande do Sul
Autor Camargo, Juliana
Orientador Pôrto Júnior, Sabino da Silva
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Economia da educação
Ensino fundamental
Modelo econométrico
Rio Grande do Sul
[en] Class size
[en] Education
[en] Quality education
Resumo A compreensão dos aspectos determinantes da qualidade educacional é uma tarefa difícil. Existe grande controvérsia na literatura acerca de quais variáveis de fato impactam na qualidade do ensino, principalmente no que se refere aos insumos escolares. O tamanho da turma tem estado no centro do debate, pois normalmente é considerado uma variável mais fácil de manipular. Porém, existe grande dificuldade em se mensurar o efeito do número de alunos por classe na proficiência dos mesmos. O objetivo deste estudo é investigar o impacto do tamanho da classe no desempenho dos alunos de escolas públicas estaduais no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, utiliza-se os métodos de Variáveis Instrumentais e Regressão com Descontinuidade para explorar uma variação exógena na regra de organização das turmas no ano de 2007. Os resultados obtidos mostram que não há evidência de impacto estatisticamente significante da política de “enturmação” na proficiência dos alunos.
Abstract Understanding the key determinants of educational quality is a difficult task. There is no consensus in the literature about which variables actually impact the quality of education, especially when the investigation involves school inputs. The class size has been the key variable in the debate, because it is usually considered easier to manipulate. However, there is great difficulty in measuring the effect of the number of students in a class on their achievement. The objective of this study is to investigate the impact of class size on students’ performance in public schools in the state of Rio Grande do Su. Therefore, it was used the Instrumental Variables and Regression Discontinuity Design methods to explore an exogenous variation in the rule of organization of classes in the year of 2007. The results show that there is no evidence of statistically significant impact of the policy called "enturmação" on students’ achievement.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/70028
Arquivos Descrição Formato
000873951.pdf (1.228Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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