Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJou, Graciela Inchausti dept_BR
dc.contributor.authorKortmann, Gilca Maria Lucenapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-06T01:44:04Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70029pt_BR
dc.description.abstractO comprometimento das aprendizagens e do desenvolvimento das relações sociais são aspectos presentes na vida de indivíduos autistas. Assim, o desenvolvimento cognitivo de um autista foge do trivial, havendo a necessidade de adaptação do núcleo familiar ao qual o indivíduo pertence, bem como ajustamentos dentro da escola e ambientes sociais onde está inserido. O presente trabalho apresenta um estudo de caso longitudinal de um menino com autismo que chegou a nosso atendimento com três anos de idade. Nosso objetivo é descrever o desenvolvimento e a aprendizagem dessa criança, sua relação com a família e com a escola. Com tal finalidade, foram utilizados como dados os escritos do prontuário da clínica em que constam atendimentos feitos com o mesmo e sua família, a Anamnese, o CARS e o Inventário de Perez Ramos. Depois da primeira consulta quando observamos a conduta do menino, fizemos o encaminhamento ao médico neuropediatra e psiquiatra infantil para obter um diagnóstico. Utilizamos em nossos encontros de atendimento o enfoque sistêmico, escutando a família na queixa, na anamnese, e traçando estratégias educativas que pudessem dar a ambos (criança e família) melhor entendimento. Após reorganização do menino, encaminhamos o mesmo para freqüentar a escola regular de educação inclusiva, com nosso acompanhamento, e da equipe multidisciplinar da clínica em que atuamos. Hoje o menino com 11 anos está no 5º ano de uma escola particular de uma cidade da região metropolitana, com adequado desempenho escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe impairment of the learning and development of social aspects are present in the lives of autistic individuals. Thus, the cognitive development of an autistic escapes from commonplace, thus requiring adjustment of the family to which the individual belongs, as well as adjustments in school and social environments in where he operates. This paper presents a longitudinal case study of a boy with autism who came to our attention when he was three years old. Our goal is to describe the development and learning of the child, his relationship with the family and the school. For this, we used data as the writings of the records contained in clinical care and made with the same family, anamnesis data, the CARS and Inventory Perez Ramos. After the initial consultation when we observe the conduct of the boy, we made the doctor made the referral to pediatric neurologist and child psychiatrist for a diagnosis. We use the systemic approach in our meetings answering, listening to family’s complaint, medical history, and plotting educational strategies that could give both (child and family) better understanding. After reorganizing the boy forwarded the same to attend regular school inclusive education, with our monitoring, and multidisciplinary clinic in which we operate. Today the boy is 11 years in the 5th year in a private school in a town in the metropolitan area, with adequate school performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCognitive developmenten
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.titleAprendizagem da criança autista e suas relações familiares e sociais : estratégias educativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples