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A comunicação pública a serviço da transparência pública na internet : estudo em portais de universidades federais

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A comunicação pública a serviço da transparência pública na internet : estudo em portais de universidades federais

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Título A comunicação pública a serviço da transparência pública na internet : estudo em portais de universidades federais
Autor Silveira, Aline Reinhardt da
Orientador Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Administração Pública Contemporânea.
Assunto Comunicação pública
Portal corporativo
Transparência pública
[en] Institutional websites
[en] Internet
[en] Public communications
[en] Public transparency
Resumo O presente trabalho explora a relação da comunicação pública e a transparência pública na Internet, utilizando portais de universidades federais brasileiras como exemplo sobre a disponibilização de informações e prestação de contas à sociedade nos termos da legislação vigente sobre transparência pública. Analisa como a comunicação pública, com suas ferramentas e estratégias, pode auxiliar neste processo, atuando como facilitadora e decodificadora das informações que devem ser disponibilizadas. Pela análise das evidências coletadas utilizando-se procedimentos metodológicos de estudo qualitativo descritivo e da netnografia, percebe-se que, apesar do cuidado com o cumprimento à legislação na publicação e oferta de relatórios e documentos que dão conta dos gastos e investimentos do órgão público, ainda são pouco comuns iniciativas que utilizam ferramentas de comunicação social – como notícias, artigos, multimídia etc. – para facilitar o acesso, o interesse, a distribuição e, acima de tudo, a compreensão e o entendimento efetivos por parte da sociedade das informações que são disponibilizadas.
Abstract The present work explores the relation between public communications and public transparency in the Internet, using federal Brazilian universities websites as examples of information availability and accountability in the terms of the present legislation about public transparency. It analyses how public communications, with its tools and strategies, can help with this process, acting as both facilitator and decoder of the information that must be available to society. Despite the efforts to fulfill legislation requirements on the publication of reports and documents about institutional expenses and investments, initiatives that use Social Communications tools – such as news, articles, multimedia etc. – to facilitate and stimulate access, interest, distribution, comprehension and effective understanding by society, are still rare. That could be perceived by considering the evidences collected through the websites interpretative analysis, using categories that emerged from the theoretical referential.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70034
Arquivos Descrição Formato
000876054.pdf (1.605Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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