Repositório Digital

A- A A+

Comparação entre grupos de motoristas infratores e não-infratores através de instrumentos psicológicos

.

Comparação entre grupos de motoristas infratores e não-infratores através de instrumentos psicológicos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comparação entre grupos de motoristas infratores e não-infratores através de instrumentos psicológicos
Autor Alcantara, Bárbara Dias de Oliveira
Orientador Pereira, Daniela Forgiarini
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica, Ênfase em Avaliação Psicológica.
Assunto Avaliação psicológica
Psicologia do trânsito
Resumo A avaliação psicológica como etapa do processo de habilitação de condutores é a principal atividade do psicólogo no contexto do trânsito. As pesquisas que tem como objetivo avaliar a eficácia de instrumentos utilizados na avaliação psicológica no contexto do trânsito são de extrema relevância, uma vez que tal avaliação é critério obrigatório para aqueles que pretendem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Sendo assim, o presente estudo buscou verificar, através de um estudo exploratório, a validade preditiva de cinco instrumentos que avaliam personalidade, atenção e memória ao comparar o desempenho entre dois grupos de motoristas divididos em infratores e não-infratores. Participaram do estudo 10 indivíduos que responderam aos testes Palográfico, AD (atenção dividida), AS (atenção sustentada) AC (atenção concentrada) e TEMPLAM (memória) de um mesmo Centro de Formação de Condutores na cidade de Pelotas (Rio Grande do Sul). Os resultados mostraram que a variável grupo não exerceu influência significativa em nenhuma das medidas, sugerindo que os escores nos diversos instrumentos não possibilitam prever, identificar ou diferenciar nesta amostra se um motorista cometerá atos infracionais ou não. O aumento no conhecimento na área trânsito torna-se cada vez mais importante e somente as pesquisas neste campo podem evidenciar os caminhos a serem seguidos no futuro. Explicar e predizer o comportamento dos motoristas, assim como entender a relação entre os aspectos psicológicos e ambientais que resultam em infrações, conflitos e acidentes de trânsito é imprescindível.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70048
Arquivos Descrição Formato
000875839.pdf (279.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.