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Controle emocional e cognitivo após treino de meditação da atenção focada

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Controle emocional e cognitivo após treino de meditação da atenção focada

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Título Controle emocional e cognitivo após treino de meditação da atenção focada
Autor Menezes, Carolina Baptista
Orientador Araujo, Lisiane Bizarro
Co-orientador Pereira, Mirtes G.
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Atenção
Controle emocional
Meditação
Processos cognitivos
[en] Attentional control
[en] Emotion regulation
[en] Focused attention meditation
[en] Relaxation
Resumo O presente trabalho teve como objetivo avaliar se o treino de meditação da atenção focada promoveria melhoras em variáveis emocionais e cognitivas. Foram realizadas duas intervenções de diferentes durações, as quais foram avaliadas antes e depois através de um paradigma experimental que permitiu analisar a interferência emocional e o controle cognitivo, assim como de medidas de autorrelato avaliando variáveis de ansiedade, afeto, dificuldades de regulação emocional e atenção concentrada. A primeira intervenção compreendeu um ensaio randomizado de seis semanas, com encontros semanais e com dois grupos controle - relaxamento progressivo e lista de espera. A segunda compreendeu um ensaio de cinco dias consecutivos, com apenas um grupo controle de lista de espera. Os resultados de ambas intervenções indicaram que a meditação da atenção focada pode ajudar na modulação da interferência emocional, no controle cognitivo, assim como na melhora de aspectos emocionais, tal como redução de ansiedade e afeto negativo, e melhora na atenção concentrada. Além disso, estes resultados foram superiores àqueles observados nos grupos controle. Ressalta-se que apesar de complementares, os achados da intervenção mais curta foram menos robustos, indicando que um treino curto já pode produzir mudanças, mas que estas ganham maior magnitude à medida que o tempo de prática aumenta. Discute-se o papel da interrelação entre as variáveis investigadas para a regulação emocional, sugerindo-se que a meditação pode ser caracterizada como um tipo particular de estratégia regulatória.
Abstract The present work aimed to evaluate whether a focused attention meditation training would promote enhancements in emotional and cognitive variables. Two interventions with distinct durations were carried out, which were evaluated before and afterwards through an experimental paradigm that allowed the analysis of emotion intereference and cognitive control, as well self-report measures assessing variables such as anxiety, affect, difficulties in emotion regulation, and concentrated attention. The first intervention comprised of a six-week randomized trial, with weekly meetings and two control groups - progressive relaxation and wait list control. The second comprised a five-consecutive-day randomized trial, with only a wait list control group. Results from both interventions indicated that focused attention meditation can help modulating emotion interference, enhance cognitive control, as well as improve emotional aspects, such as reducing anxiety, negative affect, and increasing concentrated attention. In addition, these findings were superior to those observed in the control groups. We highlight that despite being complementary, the results from the short intervention were less robust, indicating that a short-term training can already promote some changes, but that the extent of their magnitude seems to be related to the amount of practice. We discuss the role of the interrelationship between the investigated variables for emotion regulation, suggesting that meditation can be considered a particular type of regulatory strategy.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/70050
Arquivos Descrição Formato
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