Repositório Digital

A- A A+

O psicólogo organizacional e sua inserção no mercado de trabalho

.

O psicólogo organizacional e sua inserção no mercado de trabalho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O psicólogo organizacional e sua inserção no mercado de trabalho
Autor Pacheco, Diego Aguiar
Orientador Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Mercado de trabalho
Psicologia organizacional
Psicologos
Resumo A presente pesquisa teve como objetivo retratar como um grupo de recém formados em psicologia organizacional vivenciaram sua inserção no mercado de trabalho. O grupo participante da pesquisa é composto por 9 psicólogos que em sua maioria estão formados a 2 anos e possuem pouca ou nenhuma experiência anterior ao emprego atual. A pesquisa teve sua natureza qualitativa usando de uma entrevista estruturada e com respostas abertas como instrumento de pesquisa. Após o recolhimento das entrevistas, seu conteúdo foi aplicado a uma escala de 5: 1) Inserção no mercado de trabalho usando de estágios acadêmicos ou indicações; 2) Existência ou não de planejamento de carreira; 3) Satisfação com o reconhecimento da classe pela empresa e salários recebidos; 4) Satisfação com o conteúdo e a qualidade da preparação acadêmica recebida em sua faculdade; 5) Existência ou não de deslocamento de funções ou sobreposição de funções. As respostas foram separadas em duas colunas (sim/não). A pesquisa teve como resultados principais a confirmação dos baixos salários referidos em artigos pesquisados para o referencial teórico; a satisfação dos recém formados pelo reconhecimento salarial e cargos dentro das empresas; uma busca crescente pelo planejamento de carreira e qualificação pessoal e a existência de deslocamentos de função e sobreposição de funções dentro das empresas. Além disso, o estudo também aponta a falta de interesse por estudos mais aprofundados na área organizacional, apesar de ser a segunda maior área de escolha dos profissionais da área de psicologia. Assim, se faz necessário mais estudos futuros para traçar um perfil sólido.
Abstract This research aimed to portray as a group of newly trained in organizational psychology experienced their insertion in the labor market. The research participant group consists of 9 psychologists who are mostly trained at 2 years and have little or no previous experience to current job. The research was qualitative nature using a structured interview with open-ended responses and as a research tool. After the collection of interviews, its content was applied to a range of 5: 1) Entering the job market using academic internships or indications, 2) the existence or absence of career planning, 3) satisfaction with the recognition of the class by the company and wages earned; 4) satisfaction with the content and quality of academic preparation received at your college; 5) the existence or absence of displacement functions or overlapping functions. The responses were separated into two columns (yes / no). The study was the confirmation of the main results reported in low-wage researched articles to the theoretical; satisfaction of recent graduates by recognizing and salary positions within companies, an increasing search for career planning and personal qualification and the existence of displacement function and overlapping functions within companies. Furthermore, the study also points to the lack of interest in further studies in the organizational area, despite being the second largest area of choice for professionals in the field of psychology. Thus, it is necessary for further studies to profile solid.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70051
Arquivos Descrição Formato
000875605.pdf (342.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.