Repositório Digital

A- A A+

Recrutamento e seleção : um desafio ao psicólogo organizacional

.

Recrutamento e seleção : um desafio ao psicólogo organizacional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Recrutamento e seleção : um desafio ao psicólogo organizacional
Autor Souza, Bárbara de
Orientador Lopes, Fernanda
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Organizacional.
Assunto Psicologia organizacional
Psicólogo
Resumo Frente ao atual cenário do mercado do trabalho as empresas vem enfrentando problemas para realizar seus procedimentos de admissão de novos funcionários. Os processos de Recrutamento e Seleção (R&S) são de extrema importância em qualquer empresa, pois são responsáveis por captar e selecionar aqueles que irão desempenhar as mais diversas atividades determinas pelas organizações. Tais subsistemas vem passando por moficações em decorrência da mudança de mercado, da atuação do psicólogo nas organizações e na forma como as empresas enxergam a gestão de pessoas. Esta revisão da literatura tem como objetivo apresentar as diferentes maneiras de realizar um processo de recrutamento e seleção, investigando as modificações sofridas nestes processos ao longo do tempo e discutindo quais as principais dificuldades encontradas pelos psicólogos organizacionais ao realizarem estas atividades, prezando pela eficácia e eficiência no processo. Os principais desafios encontrados foram as falhas na formação do psicológo na área organizacional, o que ainda faz com que haja a reprodução do modelo antigo de R&S. A dificuldade de encontrar um bom meio de capatação de currículos e a falta de alinhamento por parte dos psicólogos junto às estratégias das empresas geram um desconhecimento dos cargos e perfis desejados. Além disso, percebe-se o desconhecimento por parte de muitos profissionais em relação aos testes psicólogicos, acarretando o uso indevido destes instrumentos. Sendo assim, ainda há muito o que evoluir no que se refere ao conhecimento das técnias existentes e no que diz respeito a novos estudos visando metodologias diferenciadas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70053
Arquivos Descrição Formato
000875617.pdf (172.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.