Repositório Digital

A- A A+

Análise e proposição de melhorias para a área de compras da UFRGS

.

Análise e proposição de melhorias para a área de compras da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise e proposição de melhorias para a área de compras da UFRGS
Autor Silva, Marcos José da
Orientador Brodbeck, Angela Freitag
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Administração Pública Contemporânea.
Assunto Análise
Compras
Serviço público
[en] Analysis
[en] Management improvements
[en] Public purchasing
Resumo O propósito deste estudo é analisar a situação atual da área de compras de uma Universidade Federal, com a finalidade de mapear a mesma e propor melhorias, utilizando como benchmarking a experiência de outros órgãos públicos. A abordagem utilizada para este estudo é a qualitativa, com a utilização de técnicas de coleta de dados através de entrevista, observação e análise documental. Neste estudo, foram constatados problemas de gestão na Universidade estudada, como atraso em alguns processos, falhas na comunicação e ausência de sistemas informatizados de apoio — problemas comuns e recorrentes em alguns órgãos públicos. A solução sugerida foi a criação de uma Central de Compras, Sistemas Informatizados de Apoio e Melhorias de Gestão e Planejamento. Com este trabalho, é possível concluir que melhoria em gestão de compras não é só de vital importância para a organização analisada, como para toda a área pública, tão carente de recursos.
Abstract The aim of this study is to analyze the current situation of the purchasing area of a Federal University, with the purpose of mapping it and proposing improvements using as model, other public company‘s experience. It was used the qualitative approach with using techniques of data collection through interviews, observation and document analysis. In this study were found management problems such in the University as delays in some processes, fault in communication and lack of computerized systems of support. Common and recur problems in some public bodies. The suggested solution was the creation of a Purchasing Central, Information Systems as support and Improvement Management and Planning. It is concluded that improvement in purchasing management is not only of vitally important to the organization analyzed as for the entire public area so lacking in resources.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70064
Arquivos Descrição Formato
000876140.pdf (2.758Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.