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Humanizando as relações de trabalho entre os serviços de Farmácia e Enfermagem no ambiente hospitalar: criando espaços de diálogo e serolutividade com vistas à eduação permanente

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Humanizando as relações de trabalho entre os serviços de Farmácia e Enfermagem no ambiente hospitalar: criando espaços de diálogo e serolutividade com vistas à eduação permanente

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Título Humanizando as relações de trabalho entre os serviços de Farmácia e Enfermagem no ambiente hospitalar: criando espaços de diálogo e serolutividade com vistas à eduação permanente
Outro título Humanizing the working relationship between pharmacy and Nursing services in the hospital environment: creating dialogue spaces and resolvability aiming permanent education
Autor Pinto, Paula Teixeira
Orientador Bueno, Denise
Co-orientador Chaves, Celia Machado Gervasio
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Curso de Farmácia.
Assunto Educação em farmácia
Educação em saúde
Humanização da assistência
Serviço de farmácia hospitalar
[en] Continuing
[en] Education
[en] Hospital
[en] Humanization of assistance
[en] Nursing
[en] Pharmacy
[en] Pharmacy service
Resumo Este trabalho teve o objetivo de criar um fluxo de encaminhamento para as demandas de educação permanente envolvendo os serviços de Farmácia e de Enfermagem do Hospital Fêmina. Com este trabalho, buscamos diminuir o desgaste da relação entre os profissionais, padronizar as rotinas e melhorar a comunicação e o conhecimento técnico acerca da utilização do medicamento na rotina hospitalar. Para alcançar os objetivos deste estudo, foi realizada uma oficina utilizando a técnica do grupo nominal. A partir desta oficina foram eleitas as prioridades de temas para encontros de educação permanente. As temáticas que surgiram quanto à Farmácia foram: a organização e o atendimento da mesma; e quanto ao medicamento: as rotinas, as associações e compatibilidades, validade e armazenamento. Foram sugeridas melhorias nas rotinas e na atual organização da Farmácia do Hospital Fêmina, como a melhora no quadro de funcionários à noite, agilização do sistema de distribuição de medicamentos e adequação das embalagens. O tema padronização, principalmente em relação à diluição e à administração, foi amplamente discutido. Sugestões de melhoria no sistema informatizado de prescrição também foram feitas. A comunicação e os treinamentos entre as equipes foram apontados como fundamentais. Valorizou-se a implantação do programa de educação permanente e a necessidade de que sejam conhecidas as rotinas de trabalho entre as equipes. O grupo manifestou interesse na continuidade de ações que visem à educação permanente no hospital em questão. A discussão das relações de trabalho entre os serviços de Farmácia e Enfermagem estimulou os processos de educação permanente a serem feitos partir das necessidades de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores.
Abstract This study aimed to create a routing flow for the demands of permanent education involving the Pharmacy and Nursing services at Femina Hospital. In this study we aim to reduce the wear of the relationship between professionals, standardize routines and improve communication and technical knowledge about the use of medicines in hospital routine. To achieve the objectives of this study, a workshop with the nominal group technique was realized. From this workshop were elected the priorities of themes for meetings on permanent education. The themes that emerged regarding the Pharmacy were: organization and care of it, and for the medicines: the routines, associations and compatibilities, validity and storage. Improvements were suggested in routines and present organization of Femina Hospital Pharmacy, as the improvement in staff at night, streamlining the system of medicines distribution and adequacy of packaging. The theme of standardization, especially in relation to dilution and administration, was widely discussed. Suggestions for improvement in the computerized prescription system were also made. The communication and training between the teams were identified as fundamental. The implementation of permanent education program and the necessity of knowing about the routines between the teams was appreciated. The group expressed interest in continuity of actions for the permanent education at this Hospital. The discussion of labor relations between the services of Pharmacy and Nursing stimulated the processes of permanent education to be made from the needs of training and workers development.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70074
Arquivos Descrição Formato
000777796.pdf (184.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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