Repositório Digital

A- A A+

Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

.

Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de uma abordagem psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Outro título Propuesta de un abordaje psico-educacional en grupos para pacientes adultos con trastorno de déficit de Atención/ hiperactividad
Outro título A psychoeducacional approach in group therapy for adult patients with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder
Autor Grevet, Eugenio Horácio
Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva
Shansis, Flavio Milman
Resumo Os autores do presente artigo propõem, a partir do modelo pedagógico proposto por Antoni Zabala, uma abordagem psicoeducativa grupal para pacientes adultos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Para tanto, adaptam esta estrutura pedagógica para fundamentar a abordagem de grupos psicoeducacionais. O presente trabalho adiciona uma nova técnica para o tratamento do TDAH no adulto a partir da interface entre a pedagogia e a psicoterapia.
Resumen Los autores del presente artículo proponen, a partir del modelo pedagógico propuesto por Antoni Zabala, un abordaje psico-educativo grupal para pacientes adultos portadores del Tratamiento del Déficit de Atención/Hiperactividad. Para tanto, adaptan esta estructura pedagógica para fundamentar el abordaje de grupos psico-educacionales. El presente trabajo adiciona una nueva técnica para el tratamiento del TDAH en el adulto a partir de la interfase entre la pedagogía y la psicoterapia.
Abstract TIn this paper the authors suggest a psychoeducative group approach to adult patients with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) based on a pedagogic model proposed by Antoni Zabala. This paper intends to present this new technique for the treatment of adults with ADHD. The conceptualization is based on the interface between pedagogy and psychotherapy.
Contido em Revista de psiquiatria do Rio Grande do Sul. Vol. 25, n. 3 (set/dez. 2003), p. 446-452
Assunto Adulto
Educação do paciente
Psicoterapia de grupo
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade : Terapia
[en] Adults
[en] Attention Deficit Hyperactivity Disorder
[en] Pedagogy
[en] Psycho educative groups
[es] Grupos psicoeducativos
[es] Pedagogía
[es] Transtorno de Déficit de Atención/Hiperactividad
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/70142
Arquivos Descrição Formato
000405580.pdf (30.53Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.