Repositório Digital

A- A A+

A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial

.

A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A comunicação interna e o uso do endomarketing em unidades de informação : estudo de caso em uma biblioteca universitária setorial
Autor Vieta, Ana Paula
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca universitária
Comunicação interna
[en] Endomarketing
[en] Internal communication
[en] University library
Resumo Apresenta o problema da comunicação interna e do endomarketing como o tema da pesquisa. Aponta, como objetivo geral, a análise da comunicação interna em uma biblioteca universitária setorial e o auxilio do endomarketing na melhoria da comunicação entre colaboradores e liderança. Justifica a razão da escolha do tema pela importância que representa o entendimento, de que a equipe necessita adotar uma padronização na comunicação interna para oferecer bom serviço. Analisa a importância da comunicação interna para a realização do trabalho em equipe. Aborda a unidade de informação como sendo uma organização, onde o bibliotecário assume o papel de gestor da unidade e dos colaboradores. Determina a abordagem qualitativa e o estudo de caso como o melhor método para o desenvolvimento deste estudo. Conclui com a necessidade do gestor em priorizar técnicas de endomarketing para a melhora da comunicação interna entre o grupo. Recomenda a padronização na transmissão de informações, maior participação dos colaboradores na tomada de decisão e maior comprometimento da equipe na realização de tarefas.
Abstract Presents internal communication and endomarketing as the subject of the research. Points, as general objective, the analysis of an internal communication in a university sectorial library. Also analysis and the assistance of endomarketing to improve the communication between collaborators and leadership. Justifies the reason of subject’s choice by the importance when shows that the team needs to standardize the internal communication to offer good services. Analysis the importance of internal communication to work as a team. Approaches a library as an organization when the librarian assumes as leader of the unity and collaborators. Define a qualitative approach and the case study as the best method to develop this study. As a conclusion shows the lesder’s necessity to give priority into endomarketing technics to improve internal communication among the team work. Recommends standardizes the information transmission, greater collaborators participation for taking decisions and commitment in carring their tasks through.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70160
Arquivos Descrição Formato
000591371.pdf (284.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.