Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMattos, Paulopt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Antoniapt_BR
dc.contributor.authorRohde, Luis Augusto Paimpt_BR
dc.contributor.authorPinto, Dianapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-11T01:47:19Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0101-8108pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70163pt_BR
dc.description.abstractO instrumento SNAP-IV foi desenvolvido para avaliação de sintomas do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade em crianças e adolescentes. Pode ser preenchido por pais ou professores e emprega os sintomas listados no Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-IV) para transtorno do déficit de atenção/ hiperatividade (critério A) e transtorno desafiador e de oposição (TDO). Objetivos: Elaborar uma versão em português, para uso no Brasil, do SNAP-IV utilizado no Multimodal Treatment Assessment Study. Método: Foi empregada uma metodologia de tradução, retrotradução, avaliação de equivalência semântica, sondagem na população-alvo e escolha de versão final. Resultados: Após as etapas de tradução e retrotradução, 20 itens foram considerados semelhantes, seis foram considerados aproximados, e cinco, diferentes da sua versão original em inglês. A versão final foi escolhida após diversas considerações, incluindo a semelhança com o original, a facilidade de compreensão e a maior equivalência dos termos em diferentes regiões sociogeográficas do Brasil. Conclusão: A versão em português do SNAP-IV obtida permitirá um rastreio de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e transtorno desafiador e de oposição de modo correspondente à versão original.pt_BR
dc.description.abstractThe SNAP-IV questionnaire was developed to evaluate symptoms of attention-deficit/hyperactivity disorder in children and adolescents. It can be fulfilled by parents or teachers and consists of the symptoms listed in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV) for attention-deficit/ hyperactivity disorder (criterion A) and oppositionaldefiant disorder. Objectives: To develop a version of the SNAP-IV used in the Multimodal Treatment Assessment Study to be applied in Brazil. Methods: Translation, back-translation, evaluation of semantic equivalence, debriefing and definition of a final version was the methodology used to reach an adequate version. Results: After translation and back-translation, 20 items were considered similar, six items were considered approximate in meaning, and five items were considered different from the original instrument in English. The final version was chosen considering many aspects, including similarity to the original version, ease of understanding and level of equivalence of the terms in different regions of the country. Conclusion: The Portuguese version of the SNAP-IV will allow the screening of attention-deficit/ hyperactivity disorder and oppositional-defiant disorder in a similar manner to the original version.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de psiquiatria do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Vol. 28, n. 3 (set./dez. 2006), p. 290-297pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAttention-deficit/hyperactivity disorderen
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectTranstornos de déficit da atenção e do comportamento disruptivopt_BR
dc.subjectQuestionnairesen
dc.subjectTranslation (process)en
dc.subjectTranslation (product)en
dc.titleApresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP-IV de avaliação de sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno desafiador e de oposiçãopt_BR
dc.title.alternativeA Brazilian version of the MTA-SNAP-IV for evaluation of symptoms of attention-deficit/ hyperactivity disorder and oppositional-defiant disorder en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000599500pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples