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As relações públicas e os meios de comunicação na promoção da imagem do profissional bibliotecário bibliotecas da UFRGS

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As relações públicas e os meios de comunicação na promoção da imagem do profissional bibliotecário bibliotecas da UFRGS

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Título As relações públicas e os meios de comunicação na promoção da imagem do profissional bibliotecário bibliotecas da UFRGS
Autor Machado, Mara Rejane Belmonte
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bibliotecário
Imagem profissional
Relações públicas
[en] Librarian
[en] Library science
[en] Media
[en] Professional image
[en] Public relations
Resumo A pesquisa objetiva analisar a importância das relações públicas e dos meios de comunicação no delineamento da imagem dos profissionais bibliotecários e, desse modo, estimular a adoção de ambos por estes profissionais na solução de problemas de sua imagem. Trata-se de uma Pesquisa Aplicada com característica Descritiva. Utiliza como instrumentos de coleta de dados a entrevista estruturada e o questionário. O referencial teórico aborda os temas: Relações Públicas; Meios de Comunicação; Imagem e o Profissional Bibliotecário. Informa o que são Relações Públicas (RP) e quais são as funções que exerce. Explica sobre opinião pública, os diferentes tipos de mídia e suas características. Diferencia imagem de identidade e trata de visibilidade, assuntos estreitamente ligados ao profissional bibliotecário, ao seu SER e FAZER. Os dados coletados e analisados, permitem concluir que a imagem que vigora da profissão, do profissional e dos cursos de Biblioteconomia tem-se mantido praticamente inalterada, não condizente com as atribuições e habilidades do profissional atual e com os currículos dos cursos, que vêm buscando adaptar-se à realidade social e econômica deste tempo. O processo de promoção de imagem através de veículos de comunicação de massa, especialmente no tocante ao profissional bibliotecário, ainda mostra-se moroso. As Relações Públicas em geral são bem aceitas como recurso para mediar o relacionamento com o público, divulgar informações da área e conduzir campanhas de maior complexidade. A falta de recursos financeiros; o reduzido conhecimento a respeito de técnicas e instrumentos de divulgação; a resistência às mudanças de uma parcela de profissionais são os principais empecilhos a serem banidos no combate à estagnação profissional.
Abstract The research aims to analyze the importance of public relations and the media in outlining librarians’ image. In this way, it aims to stimulate the use of those in the solution of problems related to the librarian’s image. It’s basically an applied research with a descriptive characteristic. It uses the structured interview and questionnaire as the main tools of data collecting. The theoretical background includes themes such as: Public Relations; Media; Image and the Librarian. It informs what Public Relations are and the skills and functions this professional is able to perform. It explains the public opinion, the different types of Media and its features. It establishes the difference between image and identity, and it also deals with visibility, which means these subjects are closely related to the librarian, to his/her BEING and DOING. The collected and analyzed data allow us to conclude that the current professional image has remained practically unchanged, which is not according to the new librarian’s skills and tasks, nor to the curriculum of the courses of Library Science, which have been attempting to adjust to the present social and economic reality. The process of image promotion through mass media, especially the librarian’s image, is still slow. Public Relations are generally well accepted as a resource to mediate the relationship between the librarian and the general public, spread news about the field of Librarianship and coordinate more complex campaigns. Lack of financial resources, lack of knowledge about techniques and tools for spreading information and resistance to changes by a number of librarians are the main obstacles to be banished, when struggling against professional stagnation.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70180
Arquivos Descrição Formato
000718025.pdf (564.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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