Repositório Digital

A- A A+

Semelhanças e diferenças entre as práticas corporais que ocorrem em Caps ad e nas comunidades terapeuticas

.

Semelhanças e diferenças entre as práticas corporais que ocorrem em Caps ad e nas comunidades terapeuticas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Semelhanças e diferenças entre as práticas corporais que ocorrem em Caps ad e nas comunidades terapeuticas
Autor Dias, Rogério Benigno da Silva
Orientador Bilibio, Luiz Fernando Silva
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Educação em Saúde Mental Coletiva.
Assunto Centro de atenção psicossocial
Dependência química
Drogas
Saúde coletiva
Resumo O tratamento para pessoas que utilizam drogas abusivamente ou dependentes químicos vêm sendo amplamente debatido, no intuito da busca por diferentes soluções para responder a uma demanda que é elevada, do número de pessoas que fazem uso prejudicial de drogas. Neste contexto temos diversas drogas e diferentes maneiras de usá-las, em razão disso ocorrem particularidades quanto às conseqüências físicas, psíquicas e emocionais. O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps ad) é uma resposta para uma melhor qualidade vida do usuário com uso abusivo de drogas ou dependente químico. Dentro do Caps ad, existem diversos profissionais e suas diferentes formações no campo da saúde. Um dos profissionais ainda em um número pequeno, mas presente neste meio é o Educador Físico, que possui recursos terapêuticos na movimentação do corpo, no jogo, no lúdico, no cooperativo, ou seja, por meio das práticas corporais ou atividade física. A pesquisa observou e analisou práticas corporais que ocorrem em um destes serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é o Caps ad e também em uma comunidade terapêutica. Também foi foco deste trabalho estudar algumas diferenças existentes nestes dois espaços, bem como, as próprias semelhanças que poderão ocorrer ao focar as práticas corporais desencadeadas nestes dois ambientes. A intenção de pesquisar as práticas corporais não só no Caps ad, mas também em uma comunidade terapêutica, se deve ao fato da presença do elevado número destas instituições no Brasil. O outro motivo é que, mesmo sendo espaços acessados por milhares de usuários dependentes químicos, as comunidades terapêuticas ainda são um lugar para onde se direciona poucas pesquisas em nosso país. O fato de pesquisar as práticas corporais também ocorre em função de não existir um número considerável de profissionais da Educação Física atuando na área de tratamento de usuários com uso abusivo de drogas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70201
Arquivos Descrição Formato
000876066.pdf (241.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.