Repositório Digital

A- A A+

Olhar da família sobre o sofrimento psíquico : uma referência bibliográfica

.

Olhar da família sobre o sofrimento psíquico : uma referência bibliográfica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Olhar da família sobre o sofrimento psíquico : uma referência bibliográfica
Autor Fraga, Sabrina Souza de
Orientador Rainone, Francilene Nunes
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Educação em Saúde Mental Coletiva.
Assunto Doença mental
Enfermagem
Família
Saúde coletiva
Resumo Este trabalho de monografia tem o objetivo de mostrar, o olhar da família sobre o sofrimento psíquico em seu convívio familiar e social. Sendo utilizadas referências bibliográficas, identificando que os familiares dos usuários têm muita dificuldade de compreensão e entendimento sobre o surgimento do sofrimento psíquico, não conseguindo muitas vezes, lidar com a atual situação. Sendo que o tratamento na maioria dos casos, não é iniciado precocemente e nem buscam, por desconhecimento um tratamento mais especializado para a doença de seu ente. Observa-se que o CAPS II, tem sido um lugar, onde os usuários se sentem melhor nos sintomas e nas relações, mesmo buscando ajuda tarde. Faltam ainda, os profissionais de saúde favorecer transformações para as famílias poderem lidar com o usuário de uma maneira de não exclusão da sociedade. A partir deste trabalho, aponta-se para que os familiares necessitam de grupos de informações sobre a doença mental, para perceberem o início da agudização do quadro e com isso possibilitar o tratamento adequado.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70203
Arquivos Descrição Formato
000876081.pdf (109.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.