Repositório Digital

A- A A+

“Caminhando contra o vento...” : a história das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde

.

“Caminhando contra o vento...” : a história das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Caminhando contra o vento...” : a história das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde
Autor Abib, Leonardo Trápaga
Orientador Mayer, Rose Teresinha da Rocha
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Educação em Saúde Mental Coletiva.
Assunto Residência integrada
Saúde coletiva
Resumo O objetivo deste trabalho foi investigar o processo histórico da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - RIMS, em suas potencialidades e dificuldades. Para isso, utilizamos a análise documental como método de pesquisa e o referencial teórico da saúde coletiva. O trabalho apresenta um resgate histórico das RIMS no Brasil a partir dos anos 1970 até os dias de hoje e também uma análise da conjuntura atual dessa modalidade de formação na pós-graduação. As questões mais emergentes durante o processo de pesquisa foram: formação para o SUS, concepções de RIMS e financiamento na saúde. As RIMS surgiram nos anos 1970 como uma proposta de formação balizada pelos princípios do movimento Sanitarista brasileiro. Nos anos 1980 e 1990 temos a queda da ditadura militar, o nascimento do SUS e uma ofensiva neoliberal no Estado Brasileiro. Há também um decréscimo no número de RIMS nesse período. Nos anos 2000 aparecem as primeiras legislações sobre as RIMS, o que conferiu um nível de legitimidade no âmbito legal para essa modalidade de formação. Pode-se ver na pesquisa que a construção das RIMS esteve influenciada pelas bandeiras da Reforma Sanitária e pelas conjunturas políticas de cada época. Foi também uma construção coletiva, principalmente com atores organizados em Fóruns. As RIMS apresentam avanços na formação para o SUS assim como dificuldades e desafios a serem enfrentados pela frente e possivelmente em meio a muitas disputas e tensionamentos entre gestores, residentes, trabalhadores e Controle Social.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70214
Arquivos Descrição Formato
000875764.pdf (835.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.