Repositório Digital

A- A A+

A interface entre a saúde mental e atenção básica à saúde : território de promoção da qualidade de vida

.

A interface entre a saúde mental e atenção básica à saúde : território de promoção da qualidade de vida

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A interface entre a saúde mental e atenção básica à saúde : território de promoção da qualidade de vida
Autor Menezes, Gilson Abreu de
Orientador Machado, Simone
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização Educação em Saúde Mental Coletiva.
Assunto Enfermagem
Saúde coletiva
Resumo A atenção básica é um ambiente propicio para o desencadeamento de ações positivas em saúde que resultarão em melhor qualidade de vida para os usuários. Nesta perspectiva se faz necessário intensificar a inserção da promoção de saúde mental nos territórios. Este estudo buscou discutir por meio de uma narrativa as ações desencadeadas por equipes de atenção básica num município da região metropolitana de Porto Alegre - RS. A amostra se deu a partir de uma entrevista com um profissional Enfermeiro de uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) e argumentação do próprio pesquisador com base na experiência técnica na área assistencial e gestão de rede neste município. A análise foi baseada em eixos propostos pelo Ministério da Saúde como dispositivos essenciais para a construção de práticas em saúde mental coletiva tais como: noção de território; acolhimento aos usuários e família; vínculo e responsabilização; interdisciplinaridade; intersetorialidade e integralidade da atenção em redes; desinstitucionalização; reabilitação psicossocial; participação da comunidade; promoção da cidadania dos usuários e construção da autonomia possível de usuários e familiares. Com este estudo observou-se que a Política Nacional de Saúde Mental traz um eixo que norteia um caminho positivo para a melhoria das práticas em saúde mental, contudo ainda tem-se um grande desafio a ser enfrentados frente às limitações da gestão, profissionais da saúde e rede de atenção.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70229
Arquivos Descrição Formato
000876077.pdf (245.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.