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Solo dos Choros nº6 de Villa-Lobos : construção da performance por flautistas profissionais

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Solo dos Choros nº6 de Villa-Lobos : construção da performance por flautistas profissionais

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Título Solo dos Choros nº6 de Villa-Lobos : construção da performance por flautistas profissionais
Autor Moreira, Thais Fernandes Rodrigues dos Santos
Orientador Carvalho, Any Raquel Souza de
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Estratégias de estudo
Flauta transversa : Estudo
Orquestra
Orquestra : Flautistas
Performance musical
Praticas interpretativas : Musica
[en] Building a performance
[en] Flute
[en] Flutists of orchestra
[en] Practice strategies
Resumo O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de construção de uma performance através da observação do estudo de flautistas profissionais que atuam em orquestras brasileiras. Para isso, foram selecionados três flautistas com o cargo de 1ª flauta. Foram utilizadas as técnicas de pesquisa, entrevistas semiestruturadas e gravações das sessões de estudo, nas quais os flautistas foram incentivados a mencionar os problemas com os quais se deparavam e como faziam para resolvê-los, no solo inicial do Choros nº 6, de Heitor Villa-Lobos. O referencial teórico foi construído através do estudo de modelos das pesquisas empíricas existentes na área e, a partir dele, foi elaborado um modelo próprio de análise. Dessa forma, foi possível identificar as estratégias de estudo utilizadas por cada um dos participantes e verificar qual a importância dada a cada uma delas, além de analisar a construção de cada performance, utilizando como referência o estudo de Chaffin e Imreh (2001). Entendemos que cada flautista, apesar de variadas semelhanças, construiu o seu estudo de forma diferenciada, uma vez que cada participante se atentou para um aspecto diferente de cada dimensão. As estratégias de estudos muitas vezes se repetiram durante a prática dos flautistas; entretanto, estratégias individuais também foram observadas. Além disso, é importante ressaltar que algumas dessas estratégias são específicas para o instrumento estudado.
Abstract The purpose of this study is to understand the process of building a performance by observing the practice of professional flutists working in Brazilian orchestras. Therefore, three principal flutists were selected. Technical research, semi-structured interviews and recordings of study sessions were used, in which the participants were encouraged to mention the problems they faced while performing the solo section of the Choros nº 6 solo by Heitor Villa-Lobos and how they solved them. The theoretical framework was based on studying models of empirical research in the area from which we built our own analytical model to identify the practice strategies used by each of the participants and check the importance given to each of the strategies, as well as analyzing the construction of each performance using the study by Chaffin and Imreh (2001). We understand that each flutist built his practice differently, since each participant focused on a separate aspect of each dimension. The study strategies were often repeated during the study. However, individual strategies were used by each participant in their own practice. We observed that some strategies are specific to the instrument in study.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/70230
Arquivos Descrição Formato
000876754.pdf (3.123Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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