Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Any Raquel Souza dept_BR
dc.contributor.authorMoreira, Thais Fernandes Rodrigues dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-04-12T01:45:16Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70230pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de construção de uma performance através da observação do estudo de flautistas profissionais que atuam em orquestras brasileiras. Para isso, foram selecionados três flautistas com o cargo de 1ª flauta. Foram utilizadas as técnicas de pesquisa, entrevistas semiestruturadas e gravações das sessões de estudo, nas quais os flautistas foram incentivados a mencionar os problemas com os quais se deparavam e como faziam para resolvê-los, no solo inicial do Choros nº 6, de Heitor Villa-Lobos. O referencial teórico foi construído através do estudo de modelos das pesquisas empíricas existentes na área e, a partir dele, foi elaborado um modelo próprio de análise. Dessa forma, foi possível identificar as estratégias de estudo utilizadas por cada um dos participantes e verificar qual a importância dada a cada uma delas, além de analisar a construção de cada performance, utilizando como referência o estudo de Chaffin e Imreh (2001). Entendemos que cada flautista, apesar de variadas semelhanças, construiu o seu estudo de forma diferenciada, uma vez que cada participante se atentou para um aspecto diferente de cada dimensão. As estratégias de estudos muitas vezes se repetiram durante a prática dos flautistas; entretanto, estratégias individuais também foram observadas. Além disso, é importante ressaltar que algumas dessas estratégias são específicas para o instrumento estudado.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand the process of building a performance by observing the practice of professional flutists working in Brazilian orchestras. Therefore, three principal flutists were selected. Technical research, semi-structured interviews and recordings of study sessions were used, in which the participants were encouraged to mention the problems they faced while performing the solo section of the Choros nº 6 solo by Heitor Villa-Lobos and how they solved them. The theoretical framework was based on studying models of empirical research in the area from which we built our own analytical model to identify the practice strategies used by each of the participants and check the importance given to each of the strategies, as well as analyzing the construction of each performance using the study by Chaffin and Imreh (2001). We understand that each flutist built his practice differently, since each participant focused on a separate aspect of each dimension. The study strategies were often repeated during the study. However, individual strategies were used by each participant in their own practice. We observed that some strategies are specific to the instrument in study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPractice strategiesen
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectOrquestra : Flautistaspt_BR
dc.subjectBuilding a performanceen
dc.subjectFluteen
dc.subjectEstratégias de estudopt_BR
dc.subjectFlutists of orchestraen
dc.subjectFlauta transversa : Estudopt_BR
dc.subjectPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.subjectOrquestrapt_BR
dc.titleSolo dos Choros nº6 de Villa-Lobos : construção da performance por flautistas profissionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000876754pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples