Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorGaulke, Tamar Genzpt_BR
dc.date.accessioned2013-04-12T01:45:16Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70231pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral compreender como se aprende a ensinar música na educação básica. Como objetivos específicos busquei: compreender como o professor iniciante lida com as dimensões dos fenômenos educativomusicais escolares; entender como lida com os sujeitos escolares em seu trabalho diário; e identificar as principais dificuldades e desafios que enfrenta. A visão conceitual de aprendizagem e de docência de Marie-Christine Josso, Christine Delory-Momberger e António Nóvoa, bem como a pesquisa biográfica, especialmente as narrativas de formação, constituíram meu referencial teóricometodológico. O estudo foi realizado com oito professores licenciados em música que atuavam em escolas municipais de Porto Alegre-RS. Tendo em vista os objetivos da pesquisa, todos os professores estavam em início de carreira na educação básica (até três anos de carreira). A análise dos dados buscou construir uma trama que parte da construção de uma história com muitas histórias. A trama conta uma história, a partir das narrativas dos sujeitos, com o objetivo de dar uma inteligibilidade ao processo de aprendizagem docente que foi evidenciado pelas narrativas. Os resultados da pesquisa sinalizam que, para aprender a docência, o professor precisa integrar-se à escola e aprender o saberfazer, que inclui tanto o ensinar quanto o ensinar para fazer aprender. A construção da docência de música de cada professor aprendente acontece num tempo e num espaço, docência que é única na sua singularidade, mas faz parte da pluralidade de uma categoria profissional. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa abrir a “caixa preta” da docência e compreender, especificamente, as dimensões envolvidas na atuação do professor aprendente.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand how one learns to teach music in elementary education. The specific objectives sought: to understand how beginning teachers deal with the dimensions of music education phenomena in schools; to understand how they deal with school people in their daily work, and to identify the main difficulties and challenges they face. The theoretical and methodological framework was based on the conceptual view of learning and teaching of Marie- Christine Josso, Christine Delory-Momberger and António Nóvoa, as well as biographical research, especially the narratives of formation. The study was conducted with eight teachers licensed in music who worked in schools of Porto Alegre-RS. Given the objectives of the research, all the teachers were beginning their careers in elementary education (up to three years of career). Data analysis aimed to construct a plot, which starts from building a story comprised by many stories. Based upon the narratives of the subjects, the story was built with the aim of giving intelligibility to the process of learning to teach that was evidenced by the narratives. The results indicate that, in order to learn how to teach, the teacher needs to integrate to the school and learn the know-how, which includes both teaching and to make students learn. The process of learning to teach music of each teacher depends upon time and space. Each teacher way of teaching is unique in its uniqueness, but part of the plurality of a professional category as well. The research contributes to open the "black box" of teaching in the field of music education and specifically to understand the dimensions involved in the activities of the beginning teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning to teach of musicen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusic and basic educationen
dc.subjectMúsica : Ensinopt_BR
dc.subjectTeacherlearnersen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectProfessor de músicapt_BR
dc.titleAprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000876761pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples