Repositório Digital

A- A A+

Do ritimifiqueitor ao remiquistifiqueitor : trânsitos entre a materialidade e a imaterialidade

.

Do ritimifiqueitor ao remiquistifiqueitor : trânsitos entre a materialidade e a imaterialidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Do ritimifiqueitor ao remiquistifiqueitor : trânsitos entre a materialidade e a imaterialidade
Autor Machado, João Carlos
Orientador Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte : Objeto
Arte : Video
Artes visuais
Música
Performance (Arte)
Trânsito
[en] Composition
[en] Music
[en] Object
[en] Performance
[en] Sound device
[en] Transit
[en] Video
Resumo A pesquisa parte da investigação sobre as relações entre música, sonoridade e artes visuais presentes numa produção plástica que lança mão de linguagens e meios distintos, envolvendo aparelhos sonoros e composições em vídeo e em performance. A tese propõe a existência de um lugar do fazer artístico situado entre esses diversos meios, onde o trânsito e as trocas entre eles se tornam possíveis, permitindo um olhar que parte tanto da especificidade de cada um como das questões que estão situadas entre eles ou, ainda, além deles. É nestas condições que ocorrem os desdobramentos entre o fazer material e imaterialidade das ideias ou considerações intelectuais ligadas a eles, possibilitando passagens das operações técnicas para as operações conceituais. O texto segue a ordem cronológica de criação dos trabalhos para ordenar e analisar a complexidade e a multiplicidade presentes no entrecruzamento de noções e práticas da música, das artes visuais, da imagem em movimento, do objeto, da escultura, do vídeo e da performance. Para tanto, fez-se igualmente necessário trazer abordagens próprias de cada uma destas áreas, aproximado-as e comparando-as, na medida em que a produção plástica pertencente ao corpo da pesquisa demandava.
Abstract The research initiates from investigation on the relationship between music, sound and visual arts present in plastic production that makes use of different languages and media involving sound devices, video compositions and performance. The thesis proposes the existence of a place of artistic making situated between these various medias, where traffic and trade between them become possible, enabling a look that both starts of the specificity of each one of the issues as are situated between them or, moreover, beyond them. It is under these conditions that occur developments between material acting and immaterial ideas or intellectual considerations linked to them, allowing passages of technical operations for conceptual operations. The text follows the chronological order of creation of the work to sort and analyze the complexity and multiplicity present in the intersection of notions and practices of music, the visual arts, the moving image, object, sculpture, video and performance. To this end, it was also necessary to bring approaches of each of these areas approximate them and comparing them to the extent that production plastic belonging to the body of research demanded.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/70263
Arquivos Descrição Formato
000876165.pdf (6.397Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000876165.zip (937.2Mb) Vídeo Arquivo ZIP Visualizar/abrir
000876165-02.zip (693.8Mb) Vídeo Arquivo ZIP Visualizar/abrir
000876165-03.zip (46.76Mb) Áudio Arquivo ZIP Visualizar/abrir
000876165-04.zip (51.53Mb) Áudio Arquivo ZIP Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.