Repositório Digital

A- A A+

Qualidade de vida no trabalho de servidores públicos participantes e não participantes de um programa institucional

.

Qualidade de vida no trabalho de servidores públicos participantes e não participantes de um programa institucional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Qualidade de vida no trabalho de servidores públicos participantes e não participantes de um programa institucional
Autor Silva, Vanessa Pavani da
Orientador Roessler, Marta Maria Ratenieks
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Qualidade de vida
Resumo Atualmente muitas empresas buscam ajudar seus colaboradores a manterem uma qualidade de vida no trabalho (QVT), desenvolvendo programas destinados para essa função. Nessa perspectiva, a Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPERGS), uma instituição pública localizada na cidade de Porto Alegre (RS), proporciona, desde 2007, as mais variadas atividades durante a jornada de trabalho aos seus servidores. Através de um programa institucional, intitulado Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), são oferecidas atividades como ginástica laboral, caminhada orientada, massoterapia entre outras, aos seus servidores. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a participação dos funcionários nas atividades do PQVT e avaliar a qualidade de vida no trabalho dos mesmos sob o ponto de vista físico/saúde, psicológico, pessoal e profissional. Essa avaliação se justifica pela importância que a gestão da saúde do colaborador pode obter com os resultados deste estudo, podendo melhorar o direcionamento do programa e proporcionar melhores condições de trabalho. A coleta de dados deu-se através da aplicação de dois questionários, sendo que o primeiro analisou a participação ou não do funcionário entrevistado nas atividades do PQVT e o segundo instrumento aplicado foi o questionário QWLQ-78, específico para avaliação da qualidade de vida no trabalho, sob o ponto de vista pessoal, físico/saúde, psicológico e profissional. A análise da participação nas atividades e a avaliação da QVT foram realizadas através de estatística descritiva, com os dados tabulados no software Excel. A participação geral nas atividades encontra-se classificada como “Às Vezes” e a QVT foi avaliada como “Satisfatória”.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70275
Arquivos Descrição Formato
000876520.pdf (1.249Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.