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As competições no karate-do como pressupostos de formação e educação de crianças e jovens

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As competições no karate-do como pressupostos de formação e educação de crianças e jovens

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Título As competições no karate-do como pressupostos de formação e educação de crianças e jovens
Autor Aires, Hannah
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Crianças
Karatê
[en] Competitions appropriate for children and youth
[en] Contests
[en] General theory of competitions
[en] Karate
Resumo O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre as competições dos jovens no Karate-do, atuando como pressupostos para a formação educacional dos mesmos. As competições estudadas serão as de Karate-do do estilo Shotokan da organização Japan Karate Association, por interesse próprio da pesquisadora, devido essa ser praticante. Para tanto o presente estudo foi organizado em dois capítulos. O capitulo I aborda a teoria geral das competições, ressaltando como são organizadas e estruturadas as competições dentro do Karate-do. O capitulo II trata da formação e educação através das competições, caracterizando essa população dentro das perspectivas cognitivas, motoras e de capacidade de aprendizagem. Outra questão apresentada nesse capitulo é como o desporto e a participação em competições deve ser orientada tendo em vista a formação técnica e educacional dos praticantes. As funções que a competição possui e como os eventos competitivos são interpretados por essa população e a adequação das propostas competitivas às crianças e jovens também são abordadas nesse capitulo. Como considerações finais percebeu-se um retrocesso pedagógico no que diz respeito aos conteúdos das competições estudadas, justificado pela implantação do modelo de competição adulto na categoria infantil. Além disso, através da análise dos calendários competitivos foi possível notar a inadequação do número e da frequência das competições para a população estudada.
Abstract The objective of this study is to conduct a literature review on youth competitions in Karate-do, acting as assumptions for the same educational background. The competitions will be studied Karate-do Shotokan style of the Japan Karate Association organization, self-interest of the researcher, this is due practitioner. Therefore the present study was organized into two chapters. The Chapter I deals with the general theory of competition, emphasizing how they are organized and structured competitions in Karate-do. The Chapter II deals with the training and education through competitions, featuring perspectives within this population cognitive, motor and learning abilities. Another issue presented in this chapter is how sport and participation in competitions should be advised in view of the technical and educational practitioners. The functions that the competition has and how competitive events are interpreted by this population and the adequacy of competitive bids to children and youth are also discussed in this chapter. As conclusion we perceived a setback teaching with regard to the contents of the competitions studied, justified by the deployment model of competition in the adult category child. Furthermore, by analyzing the competition calendars was possible to note the inadequacy of the number and frequency of competitions for the population studied.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70278
Arquivos Descrição Formato
000876524.pdf (507.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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