Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.contributor.authorAires, Hannahpt_BR
dc.date.accessioned2013-04-13T01:45:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70278pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre as competições dos jovens no Karate-do, atuando como pressupostos para a formação educacional dos mesmos. As competições estudadas serão as de Karate-do do estilo Shotokan da organização Japan Karate Association, por interesse próprio da pesquisadora, devido essa ser praticante. Para tanto o presente estudo foi organizado em dois capítulos. O capitulo I aborda a teoria geral das competições, ressaltando como são organizadas e estruturadas as competições dentro do Karate-do. O capitulo II trata da formação e educação através das competições, caracterizando essa população dentro das perspectivas cognitivas, motoras e de capacidade de aprendizagem. Outra questão apresentada nesse capitulo é como o desporto e a participação em competições deve ser orientada tendo em vista a formação técnica e educacional dos praticantes. As funções que a competição possui e como os eventos competitivos são interpretados por essa população e a adequação das propostas competitivas às crianças e jovens também são abordadas nesse capitulo. Como considerações finais percebeu-se um retrocesso pedagógico no que diz respeito aos conteúdos das competições estudadas, justificado pela implantação do modelo de competição adulto na categoria infantil. Além disso, através da análise dos calendários competitivos foi possível notar a inadequação do número e da frequência das competições para a população estudada.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to conduct a literature review on youth competitions in Karate-do, acting as assumptions for the same educational background. The competitions will be studied Karate-do Shotokan style of the Japan Karate Association organization, self-interest of the researcher, this is due practitioner. Therefore the present study was organized into two chapters. The Chapter I deals with the general theory of competition, emphasizing how they are organized and structured competitions in Karate-do. The Chapter II deals with the training and education through competitions, featuring perspectives within this population cognitive, motor and learning abilities. Another issue presented in this chapter is how sport and participation in competitions should be advised in view of the technical and educational practitioners. The functions that the competition has and how competitive events are interpreted by this population and the adequacy of competitive bids to children and youth are also discussed in this chapter. As conclusion we perceived a setback teaching with regard to the contents of the competitions studied, justified by the deployment model of competition in the adult category child. Furthermore, by analyzing the competition calendars was possible to note the inadequacy of the number and frequency of competitions for the population studied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContestsen
dc.subjectKaratêpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectKarateen
dc.subjectGeneral theory of competitionsen
dc.subjectCompetitions appropriate for children and youthen
dc.titleAs competições no karate-do como pressupostos de formação e educação de crianças e jovenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000876524pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples