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Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS

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Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS

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Título Avaliação da postura dinâmica durante as atividades de transportar e pegar objetos do solo de acadêmicos da Escola de Educação Física da UFRGS
Autor Todeschini, Guilherme Benedetto
Orientador Candotti, Cláudia Tarragô
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Escola postural
[en] Activities of daily living
[en] Dynamic posture
[en] Physical education
[en] Physical therapy
Resumo Considerando que alterações da postura corporal são importantes fatores de risco para o aparecimento da dor lombar e que os hábitos cotidianos de postura durante as Atividades de Vida Diárias (AVD’s) são, entre outros, fatores predisponentes destas alterações osteoarticulares, entende-se importante a promoção, na população em geral, de hábitos saudáveis de postura. Importante salientar que a manutenção da execução de posturas dinâmicas inadequadas, principalmente nas AVD’s de “Pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” pode causar danos permanentes nas estruturas osteoarticulares, em especial, na coluna vertebral. Os cursos de Educação Física e Fisioterapia podem disponibilizar a seus acadêmicos atividades onde estão em pauta a aquisição e a manutenção de posturas corporais adequadas, sejam estática ou dinâmicas. Sabendo-se da carência de projetos que levem à comunidade em geral, conhecimentos e vivências sobre a postura, acredita-se que os egressos destes cursos são os profissionais potencialmente capazes de promover ações nesta área. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi avaliar a forma de execução do movimento nas AVD’s “pegar objeto do solo” e “Transportar objeto” realizado por acadêmicos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas situações “de forma habitual” e “de forma adequada”. As situações “de forma habitual” e “de forma adequada” significam realizar as atividades naturalmente, como no seu cotidiano, e da maneira que acredita ser a correta, respectivamente. Foram avaliados 100 acadêmicos de ambos os cursos através de uma filmagem no plano sagital, das duas AVD’s. Para análise dos vídeos, realizada por um único avaliador, foi utilizada a planilha de pontuação do Circuito de Avaliação da Postura Dinâmica (CAPD), a qual possibilita quantificar a execução das AVD’s individualmente. A amostra foi dividida em dois grupos: (1) Grupo 1, formado por alunos que cursaram a disciplina Avaliação e Educação Postural (AEP) e (2) Grupo 2, formado pelos alunos que não cursaram AEP. Os escores obtidos na filmagem foram submetidos a tratamento estatístico utilizando os testes Wilcoxon e U de Mann Whitney. O nível de significância adotado foi 0,05. Os resultados demonstraram diferença significativa entre os dois grupos quando as duas AVD’s foram executadas na situação “de forma adequada”, sendo os maiores escores para os alunos do Grupo 1. Especula-se que o conhecimento adquirido na AEP, sobre a situação “de forma adequada” de execução das AVD’s, influenciou na sua execução. Na situação “de forma habitual”, os resultados demonstraram diferença significativa entre os grupos apenas na postura “Pegar objeto do solo”, com escores maiores para o Grupo 1, sugerindo que o conhecimento adquirido influenciou na execução “de forma de habitual” desta postura, tornando-a naturalmente mais próxima da “de forma adequada”. Embora outras variáveis, como conhecimento e vivência prévia no assunto, podem também ter influenciado nos resultados, conclui-se que os conhecimentos adquiridos na disciplina AEP podem influenciar positivamente a postura dinâmica dos acadêmicos, fato este que pode contribuir para um futuro mais promissor, no que diz respeito à promoção dos hábitos saudáveis de postura.
Abstract Considering the alterations of the body posture as risk factors to the onset of low back pain and daily posture habits during DLAs as factors predisposing to such alterations, we understand it is important to promote healthy posture habits among the population. It is substantial to point out that the maintenance of inappropriate execution of dynamic postures, mainly during “Picking up objects from the floor” and “Moving Object”, may cause permanent harm in the osteoarticular structures, especially in the spine. P.E and Physical Therapy courses can offer their undergraduates activities concerning the acquisition and maintenance of appropriate body postures, whether they are static or dynamic ones. Due to the lack of projects leading the general community to knowledge and experiences about posture, it is believed that the graduates from these courses are potentially capable of promoting professional actions in this area. Accordingly, the objective of this study was to evaluate the performance of P.E and Physical Therapy undergraduates at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) in situations "as usual" and "adequately". Situations "as usual" and "adequately" mean conducting activities naturally, as in everyday life, and the way they believe to be the correct one, respectively. The analysis included 100 students from both courses over a shooting in the sagittal plane, both DLAs. The video analysis was made by a single evaluator who used the Circuit Evaluation of Posture Dynamics (CAPD) spreadsheet scoring, which allows quantifying the performance of DLAs individually. The sample was divided into two groups: (1) Group 1, formed by students who attended Postural Assessment and Education (PAE) and (2) Group 2, formed by students who did not attend it. The scores obtained in the footage were analyzed statistically using the Wilcoxon and Mann Whitney U. The level of significance was 0.05. The results showed significant differences between the two groups when the two DLAs were executed in the situation "appropriately", and the highest scores for the students in Group 1. It is speculated that the knowledge gained in PAE on "appropriately" execution of DLAs, influenced its execution. In the situation "as usual", the results showed a significant difference between the groups only in posture "Pick object from the ground," with higher scores for Group 1, suggesting that the knowledge gained influence in the execution "of the form of the usual" this posture, making it naturally closer to "properly". Although other variables such as prior knowledge and experience in the subject, may also have influenced the results, we conclude that the knowledge gained in the PAE subject can positively influence the dynamic posture of undergraduates, a fact that may contribute to a more promising future in regarding the promotion of healthier habits in posture.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70282
Arquivos Descrição Formato
000875635.pdf (582.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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