Repositório Digital

A- A A+

A bola rola e a tocha acende : os desafios e motivos em sediar megaeventos esportivos

.

A bola rola e a tocha acende : os desafios e motivos em sediar megaeventos esportivos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A bola rola e a tocha acende : os desafios e motivos em sediar megaeventos esportivos
Autor Gonçalves, Thayane Regina
Orientador Reppold Filho, Alberto Reinaldo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Copas do mundo (Futebol)
Eventos esportivos
Jogos olímpicos
Megaeventos
[es] Copa del mundo de fútbol
[es] Grandes eventos deportivos
[es] Juegos olímpicos
Resumo O trabalho teve por objetivo identificaras vantagens e desvantagens para as cidades brasileiras e para o país de sediar os megaeventos esportivos. O estudo toma como ponto de partida a experiência do Brasil na organização dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e as lições retiradas dessa experiência para as próximas competições a serem sediadas no país: Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Além disso, mostra a preparação e modificação nas cidades de Porto Alegre (RS) e Recife (PE) visando à Copa do Mundo de Futebol. Entre os aspectos positivos identificamos: exposição na mídia internacional, modificação de uma imagem desfavorável, regeneração urbana das cidades. Entre os negativos: falta de articulação política entre as diversas esferas de poder, inércia dos gestores na execução dos projetos elevando os custos financeiros, deslocamentos populacionais devido às instalações esportivas ou modificações no espaço urbano.
Resumen El trabajotuvo como objetivo identificarlas ventajas ydesventajas paralas ciudades brasileñasy para el país de organizar grandes eventos deportivos. El estudiotoma como puntode partidala experiencia de Brasilen la organización delos Juegos Panamericanosde 2007 en Ríode Janeiro, y las lecciones aprendidas de esta experienciapara futuras competenciasque tendrá su sedeen el país: Copa del Mundo deFútbol2014 ylos Juegos Olímpicos 2016. Además, semuestra la preparacióny modificaciónen las ciudades dePortoAlegre (RS) y Recife (PE), con miras a laCopa del Mundo de Fútbol. Entrelos aspectos positivosidentificados:exposición a los mediosinternacionales, la modificación de una imagendesfavorable, la regeneración urbana de las ciudades. Entrelos puntos negativos:la falta de coordinaciónde políticas entrelas distintas esferas depoder, lainerciade gestores enla ejecución de proyectosaumentando de los costosfinancieros, el desplazamiento de la población debidoa las instalaciones deportivaso modificaciones en elespacio urbano.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70288
Arquivos Descrição Formato
000875874.pdf (461.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.