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O emaranhado de impressões e expressões sobre corpo e gênero desvelados na teia escolar : uma revisão bibliográfica dos CONBRACE'S de 2009 e 2011

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O emaranhado de impressões e expressões sobre corpo e gênero desvelados na teia escolar : uma revisão bibliográfica dos CONBRACE'S de 2009 e 2011

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Título O emaranhado de impressões e expressões sobre corpo e gênero desvelados na teia escolar : uma revisão bibliográfica dos CONBRACE'S de 2009 e 2011
Autor Haack, Lorena Cleci Muller
Orientador Fonseca, Denise Grosso da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Corpo
Gênero
[en] Body
[en] Gender
[en] School context
Resumo O presente trabalho investiga, descreve e analisa como Corpo e Gênero, no contexto escolar são compreendidos por autores diversos, através de suas pesquisas apresentadas nos CONBRACEs de 2009 e 2011. Apropriou-se dos referenciais dos Estudos Socioculturais e de Gênero por estes operarem tanto com as representações corporais, como com as desigualdades entre homens e mulheres, percebendo-as como culturalmente construídas e não biologicamente determinadas. Utilizou-se como caminho metodológico a analise qualitativa dos dados,e por meio da analise de discurso emergiram as seguintes categorias: 1) O Corpo Social; 2) O Corpo JUBESA; e 3) O Corpo Generificado. Concluiu-se que a constituição da norma relativa aos Corpos Sociais, JUBESA's e Generificados, partem corriqueiramente de um padrão que segue os preceitos da Heteronormatividade, exemplificando-se, no corpo social cabem os amigos, que estão dentro da mesma classe social. Os Corpos JUBESA's seguem os preceitos da magreza e cuidado excessivo com aparência, fortemente influenciados pelos Corpos Sociais, já os Corpos Generificados são atravessados pelas duas categoria anteriores e reforçados nos esteriótipos de sexismo. Evidencia-se a tendência pela visão mais ampla do corpo, porém observa que embora o discurso a respeito de ambos apresente-se atualizado, muitas questões ainda encontram-se reforçadas em visões desiguais, no que tange ao cotidiano escolar. Visões essas que desconsideram as imbricações que perpassam essas categorias (inter)relacionando-as de modo que se ver o Corpo de forma segmentada, constitui-se em tarefa trabalhosa, pois este Corpo insiste em mostra-se repleto de características diversas, controversas e adversas.
Abstract This paper investigates, describes and analyzes how the Body and Gender in the school context are understood by various authors, through their research CONBRACEs presented in 2009 and 2011. Appropriated the references of Sociocultural Studies and Gender becausa both of these operate with body representations, as the inequalities between men and women, seeing them as culturally constructed and not biologically determined. Was used as a methodological way to analyze qualitative data, and through analysis of discourse emerged the following categories: 1) The Body Social, 2) The Body JUBESA and 3) The gendered body. It was concluded that the formation of the standard on Bodies, JUBESA's and gendered, routinely run a pattern that follows the precepts of Heteronormativity, exemplifying up, the social body fit friends who are in the same social class. Bodies JUBESA's follow the precepts of thinness and excessive care to look, heavily influence by corporate bodies, as the gendered bodies are traversed by both category and reinforced the previous stereotypes of sexism. This confirms the trend for larger view of the body, but notes that while the discourse regarding both present up to date, many questions are enhanced in dissimilar views, regarding the school routine. Visions those who disregard the overlapping categories that underlie these (inter) relating them so that they see the body of a segmented, is in laborious task, because this body insists shows up full of different characteristics, and adverse controversial.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70289
Arquivos Descrição Formato
000875877.pdf (2.634Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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