Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorAzolini, Lucas Carneiropt_BR
dc.date.accessioned2013-04-16T01:43:56Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70296pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado tem contribuído com a formação inicial contemplando o caráter experiencial e o potencial autorreflexivo. Este estudo visa compreender como ocorre o processo de construção da identidade docente, ou seja, como nos tornamos professores de educação física. Para tal, optamos pela realização de um estudo qualitativo, na forma de autonarrativa, que possibilite mostrar como o egresso do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF- UFRGS) aprende com e sobre a realidade escolar de modo a contrastar com os saberes advindos da formação inicial. O estudo foi realizado durante o semestre letivo 2012-2, momento em que o autor se inseriu no estágio supervisionado da educação física no Ensino Médio em uma escola pública da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Foram utilizadas observações e registros em diário de campo como instrumentos de coleta das informações. Através desta metodologia foi possível compreender o quão importante é o Estágio Supervisionado na formação do professor de educação física, e como o mesmo possibilita uma preparação para o futuro mercado de trabalho e sua pluralidade.pt_BR
dc.description.abstractThe supervised internship has been contributing for the initial formation contemplating the experiential character and the autoreflexive potential. The intent of this study is to comprehend and understand how does the process of developing the instructor’s identity occurs, in other words, how do we become physical education teachers. Therefore, we have opted to present a qualitative study, in an auto narrative form which gives us the opportunity to demonstrate how the output of the Physical Education course of the University Federal of Rio Grande do Sul (ESEF/ UFRGS) learns from and about the school reality hence distinguishing it from the initial formation. The presented case study took place during the second semester of 2012, at the time which the author commenced the supervised internship of physical education in a Public High School of Rio Grande do Sul’s State network. We have used records and observations in a logbook as instruments of data collection. Using this methodology was possible to recognize and comprehend how important the supervised internship is in the training of physical education teachers and how it influences and prepares them to the future job market and its plurality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSupervised internshipen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectAuto narrativeen
dc.titleO estágio supervisionado na formação do professor de educação física : um estudo autorreferente de um estudante da ESEF da UFRGS no ano de 2012pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples