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Os indicadores de aptidão física e saúde no contexto das aulas de educação física

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Os indicadores de aptidão física e saúde no contexto das aulas de educação física

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Título Os indicadores de aptidão física e saúde no contexto das aulas de educação física
Autor Araújo, Raquel Tolotti Schifini dos Santos de
Orientador Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Aptidão física
Educação física
[en] Physical education
[en] Physical fitness
[en] School
Resumo O estudo teve como objetivo demonstrar que as aulas de Educação Física, quando planejadas com conteúdos de aptidão física, contribuem na prevenção da saúde dos escolares. Com esse propósito, foram selecionados alunos de duas escolas com programas de aulas diferentes entre si. A escola A abordava em suas aulas os conteúdos para o desenvolvimento da aptidão física, enquanto a escola B não desenvolvia esses conteúdos explicitamente. A pesquisa incluiu 159 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 14 anos, de ambas as escolas. As aulas de educação física foram avaliadas de acordo com planos de aula e entrevistas. A aptidão física foi avaliada pelo Índice de Massa Corporal (composição corporal) e pelos testes de corrida/caminhada de 6 minutos (aptidão cardiorrespiratória), sentar e alcançar (flexibilidade) e abdominais em 1 minuto (resistência muscular localizada). Os resultados apontaram uma maior ocorrência de escolares na zona de risco na escola B para todos os componentes da aptidão física relacionada à saúde, com exceção da flexibilidade. A conclusão foi de que as aulas de Educação Física com objetivos de melhorar os indicadores de aptidão física contribuem na prevenção da saúde dos estudantes. Dessa forma, sugere-se que os professores e as escolas preocupem-se com o planejamento e execução das aulas de Educação Física colaborando na qualidade de vida dos escolares.
Abstract This study aimed to demonstrate that Physical Education classes, when planned with physical fitness content, help in preventing students' health. For this purpose, were selected students from two different schools with different lessons programs. School A approached in their classes the content to develop physical fitness, while school B did not develop these contents explicitly. The research included 159 male adolescents, aged between 12 and 14 years, of both schools. The physical education classes were evaluated in accordance with lesson plans and interviews. Physical fitness was assessed by Body Mass Index (body composition) and by 6 minutes run/walk (cardiorespiratory fitness), sit and reach (flexibility) and 1 minute sit up's tests (localized muscular endurance). The results showed a higher proportion of students in the area of risk in school B for all components of physical fitness related to health, with the exception of flexibility. The conclusion was that the Physical Education classes that aims the improving of physical fitness indicators help in preventing students' health. Thus, it is suggested that teachers and schools be concerned about planning and implementation of Physical Education classes collaborating on quality of life of the students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70299
Arquivos Descrição Formato
000875912.pdf (828.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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