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Iniciação no futebol : método analítico versus método global

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Iniciação no futebol : método analítico versus método global

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Título Iniciação no futebol : método analítico versus método global
Autor Fett, Marcos Kühn
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Futebol
[en] Analytic-synthetic
[en] Football
[en] Global
[en] Initiation
Resumo O presente estudo trata da iniciação esportiva ao futebol, mais precisamente sobre o modo como a mesma pode e deve ser trabalhada pelos profissionais com crianças e adolescentes. O estudo é uma revisão bibliográfica e visa comparar dois métodos distintos de conduzir um trabalho de iniciação, o método global e o método analítico-sintético, bem como identificar na literatura qual método parece ser o mais aconselhado para as diferentes faixas etárias e quais as principais características físicas e cognitivas das mesmas. Conclui-se que nos anos iniciais de trabalho os autores indicam o método global para o trabalho, pois supre a necessidade da criança movimentar-se e experimentar o desporto como um todo, além de trabalhar questões táticas que serão muito úteis em fases posteriores. Conforme vão amadurecendo, parece ser indicado misturar os dois métodos, pois há a necessidade de se aprimorar as questões táticas bem como os principais fundamentos do jogo. É visível que estudos como este são necessários, pois servirão de guia para que futuros profissionais que pretendam trabalhar com este segmento do desporto tenham subsídios para conduzir um trabalho de qualidade e desenvolvam nas crianças o gosto pela prática de atividade física.
Abstract The present study deals with sports initiation to football, specifically on how it can and should be crafted by professionals with children and adolescents. This study is a literature review and aims to compare two different methods of conducting a job initiation: the overall method and analytic-synthetic method, as well as identify the literature which method seems to be the most desirable for different age groups and the main characteristics physical and cognitive. We conclude that in the initial years, the authors indicate the global method to work, because it meets the need of the child to move around and try the sport as a whole, in addition to working tactical issues that will be very useful in later stages. As they mature, appear to be suitable to mix the two methods because there is a need to enhance the tactical issues as well as the key fundamentals of the game. It is apparent that studies like this are needed because they will guide future professionals who want to work with this segment of sports subsidies to have lead to quality work and develop in children a love for physical activity.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70301
Arquivos Descrição Formato
000875917.pdf (231.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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