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Critérios de seleção de conteúdos para as aulas de educação física

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Critérios de seleção de conteúdos para as aulas de educação física

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Título Critérios de seleção de conteúdos para as aulas de educação física
Autor Freitas, Márcio Koehn de
Orientador Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física
Ensino
[en] Curriculum
[en] Physical education
[en] School
[en] School culture
[en] Subjects
Resumo A Educação Física escolar no Brasil, após um passado ligado à eugenia, ao militarismo e ao higienismo, tem tido cada vez mais visibilidade por parte da sociedade. Após vários anos sendo quase que exclusivamente lecionada por militares contratados e não por professores civis e ainda passando por uma longa fase hegemonicamente esportivista, nos anos oitenta é atravessada por uma verdadeira crise de identidade, o que proporcionou uma enxurrada de publicações a respeito das mais diversas tendências teóricas dessa área de conhecimento. Somente nos anos noventa é que a educação física se torna um componente curricular em nível nacional, propondo como conteúdos a serem pedagogizados e trabalhados os elementos da cultura corporal do movimento humano, a saber: Ginásticas, Esportes, Dança, Lutas e Jogos. O presente trabalho, de caráter qualitativo, visou compreender quais os critérios utilizados para a seleção de conteúdos por parte dos professores de Educação Física de três escolas públicas de Porto Alegre/RS. Como metodologia de pesquisa, esse trabalho foi orientado por uma Etnografia Crítica e a coleta de informações foi efetuada com observações de aulas dos professores de Educação Física, entrevistas semiestruturadas com esses mesmos docentes e as anotações de um diário de campo. A partir do trabalho de campo foi possível compreender que algumas escolhas por parte dos professores, no que diz respeito aos conteúdos a serem trabalhados em aula, se dão pelo entendimento de que as escolhas ocorrem perpassando por três grandes forças: a) as condições materiais, compostas por espaço físico e equipamentos; b) a formação dos professores, onde estão presentes as motivações para a escolha da profissão, as fontes de informação, o percurso formativo e a cultura docente muito marcada pela concepção de que esporte deve predominar no ensino da educação física escolar; e finalmente; c) as experiências docentes onde são discutidos os planejamentos, os processos pedagógicos e os conteúdos pedagogizados em aula.
Abstract After a past related to eugenics, militarism and hygienism, the school Physical Education in Brazil has gained increasing visibility. After many years being taught almost exclusively by hired military instead of civil teachers and still going through a long phase focused mainly on sports, in the eighties it went through a real identity crisis which prompted a flood of publications regarding the most diverse theoretical trends in the field. Only in the nineties Physical Education became a national curricular component, proposing as subjects to be taught the elements of the bodily culture of human movement, namely: Gymnastics, Sports, Dance, Wrestles and Games. The present work, of qualitative nature, aimed at understanding the criteria applied for selecting subjects used by Physical Education teachers from three public schools in Porto Alegre, RS, Brazil. As a research method, this work was oriented by a Critical Ethnography and the collection of information was performed using semi-structured interviews with those Physical Education teachers, observation of their classes, and the notes from a field diary. From the fieldwork was possible to conclude that some of the teachers' choices regarding the subjects to be worked on in the classes happen because of the understanding that the choices are made accordingly to three major motives: a) material conditions, comprising physical space and equipments; b) the formation of those teachers, were are present their motivations for choosing this profession, information sources, educational trajectory and a teaching culture marked by the idea that sports should predominate in the school physical education; and finally c) teaching experiences in which are discussed the planning, pedagogical processes and subjects taught in class.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70304
Arquivos Descrição Formato
000875708.pdf (669.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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