Repositório Digital

A- A A+

A oficina de voleiboi em um Centro de Atenção Psicossocial : a visão dos usuários

.

A oficina de voleiboi em um Centro de Atenção Psicossocial : a visão dos usuários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A oficina de voleiboi em um Centro de Atenção Psicossocial : a visão dos usuários
Autor Kuhn, Giovanni Francioni
Orientador Fraga, Alex Branco
Co-orientador Alves, Cleni Terezinha de Paula
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física
Saúde mental
Voleibol
[es] CAPS
[es] Educación física
[es] Prácticas corporales
[es] Salud mental
[es] Taller de voleibol
Resumo Os CAPS fazem parte da política pública de saúde mental do SUS, e surgiram a partir da reforma psiquiátrica que se iniciou no nosso país no final dos anos 1970 como um serviço substitutivo ao modelo hospitalocêntrico. O trabalho segue nessa perspectiva, com o objetivo de compreender qual a visão que os usuários do CAPS têm em relação à oficina de voleibol presente no CAPS-HCPA. Compreender a visão que os usuários têm em relação à oficina que participa, nesse caso a de voleibol, é algo importante não apenas para o professor(a) que à coordena, mas para a equipe do CAPS como um todo, uma vez que compreender essa visão pode lhe ajudar a perceber se os objetivos da oficina estão sendo alcançados. Para isso utilizou-se uma pesquisa qualitativa pautada em observações participantes com registros em diário de campo. Os dados apontam para quatro categorias analíticas: Por que a oficina de voleibol?; Como se dá a participação e relação dos usuários na oficina; A visão dos usuários em relação ao trabalho dos profissionais envolvidos; A prática dentro e fora do CAPS. A partir da análise dessas categorias foi possível considerar que a participação do usuário na oficina de voleibol leva em consideração o que ele já vivenciou e traz significado para essa participação e prática. A relação e participação dos usuários na oficina são significativas, uma vez que podem vir a ajudar na busca por autonomia e reinserção social do usuário. A presença da professora de educação física é bem vista pelos usuários, assim como as práticas fora do ambiente do CAPS, porém a sua inserção nas atividades da atenção básica ainda é um desafio.
Resumen El CAPS hacem parte de la política de salud mental de el SUS, y surgieron a partir de la reforma psiquiátrica que empeso em nuestro pais en el final de los anos de 1970 como un servicio sustitutivo al modelo hospitalocentrico. El trabajo sigue en esta perspectiva, com el objetivo de comprender qual la visón que los usuários de el CAPS tiene em la relazon a taller de voleibol presente en el CAPS-HCPA. Comprender la visón que los usuários tienem en relacion a la taller que participa, em este caso la de voleibol, es algo importante no solo para el maestro(a) que la coordina, mas para el equipo de el CAPS como un todo, una vez que comprender essa visón puede ayudar a entender si los objetivos del taller están siendo alcanzados. Para ello se utilizo una investigación cualitativa guiada por la observaciones de los participantes con los registros en un diario de campo. Dados indican cuatro categorías analíticas: ?por qué la taller de voleibol?; ¿Cómo es la relación y participación de los usuarios en el taller?; La visión en relación a el trabajo de los profissionales involucrados; La práctica dentro y fuera de ló CAPS. A partir del análisis de estas categorías fue posible considerar la participación del usuário en la taller toma en cuenta lo que ya ha experimentado y da sentido a esa participación y la práctica. La relación y participación de el usuário em el taller se consideran como significativas, ya que puede ayudar en la búsqueda de la autonomía y la rehabilitación social del usuario. La presencia de una maestra de educación física está bien visto per los usuários, asi como las prácticas fuera de los CAPS. Sin embargo, su inclusión en las actividades de atención primaria sigue siendo un desafio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70311
Arquivos Descrição Formato
000875663.pdf (1.101Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.