Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorKuhn, Giovanni Francionipt_BR
dc.date.accessioned2013-04-16T01:44:02Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70311pt_BR
dc.description.abstractOs CAPS fazem parte da política pública de saúde mental do SUS, e surgiram a partir da reforma psiquiátrica que se iniciou no nosso país no final dos anos 1970 como um serviço substitutivo ao modelo hospitalocêntrico. O trabalho segue nessa perspectiva, com o objetivo de compreender qual a visão que os usuários do CAPS têm em relação à oficina de voleibol presente no CAPS-HCPA. Compreender a visão que os usuários têm em relação à oficina que participa, nesse caso a de voleibol, é algo importante não apenas para o professor(a) que à coordena, mas para a equipe do CAPS como um todo, uma vez que compreender essa visão pode lhe ajudar a perceber se os objetivos da oficina estão sendo alcançados. Para isso utilizou-se uma pesquisa qualitativa pautada em observações participantes com registros em diário de campo. Os dados apontam para quatro categorias analíticas: Por que a oficina de voleibol?; Como se dá a participação e relação dos usuários na oficina; A visão dos usuários em relação ao trabalho dos profissionais envolvidos; A prática dentro e fora do CAPS. A partir da análise dessas categorias foi possível considerar que a participação do usuário na oficina de voleibol leva em consideração o que ele já vivenciou e traz significado para essa participação e prática. A relação e participação dos usuários na oficina são significativas, uma vez que podem vir a ajudar na busca por autonomia e reinserção social do usuário. A presença da professora de educação física é bem vista pelos usuários, assim como as práticas fora do ambiente do CAPS, porém a sua inserção nas atividades da atenção básica ainda é um desafio.pt_BR
dc.description.abstractEl CAPS hacem parte de la política de salud mental de el SUS, y surgieron a partir de la reforma psiquiátrica que empeso em nuestro pais en el final de los anos de 1970 como un servicio sustitutivo al modelo hospitalocentrico. El trabajo sigue en esta perspectiva, com el objetivo de comprender qual la visón que los usuários de el CAPS tiene em la relazon a taller de voleibol presente en el CAPS-HCPA. Comprender la visón que los usuários tienem en relacion a la taller que participa, em este caso la de voleibol, es algo importante no solo para el maestro(a) que la coordina, mas para el equipo de el CAPS como un todo, una vez que comprender essa visón puede ayudar a entender si los objetivos del taller están siendo alcanzados. Para ello se utilizo una investigación cualitativa guiada por la observaciones de los participantes con los registros en un diario de campo. Dados indican cuatro categorías analíticas: ?por qué la taller de voleibol?; ¿Cómo es la relación y participación de los usuarios en el taller?; La visión en relación a el trabajo de los profissionales involucrados; La práctica dentro y fuera de ló CAPS. A partir del análisis de estas categorías fue posible considerar la participación del usuário en la taller toma en cuenta lo que ya ha experimentado y da sentido a esa participación y la práctica. La relación y participación de el usuário em el taller se consideran como significativas, ya que puede ayudar en la búsqueda de la autonomía y la rehabilitación social del usuario. La presencia de una maestra de educación física está bien visto per los usuários, asi como las prácticas fuera de los CAPS. Sin embargo, su inclusión en las actividades de atención primaria sigue siendo un desafio.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCAPSes
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectSalud mentales
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectTaller de voleiboles
dc.subjectPrácticas corporaleses
dc.titleA oficina de voleiboi em um Centro de Atenção Psicossocial : a visão dos usuáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlves, Cleni Terezinha de Paulapt_BR
dc.identifier.nrb000875663pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples