Repositório Digital

A- A A+

Estudo descritivo do comportamento moral de escolares praticantes de voleibol

.

Estudo descritivo do comportamento moral de escolares praticantes de voleibol

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo descritivo do comportamento moral de escolares praticantes de voleibol
Autor Silva, Aniele Noll Viana da
Orientador Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Voleibol
[en] Ethics
[en] Fair-play
[en] Moral values
[en] Sports
[en] Volleyball
Resumo Esta pesquisa, de caráter descritivo, tem como objetivo central verificar as atitudes de atletas escolares de voleibol, frente a dilemas morais em situações de jogo. A partir das informações obtidas nos dilemas, considerando as justificativas e os argumentos apresentados pelas participantes, foram analisadas estas informações baseadas no ponto de vista cognitivista de Piaget, nos valores de justiça e honestidade, e sob o ponto de vista do fair-play, “espírito esportivo” ou “jogo limpo”. Para Piaget (1977), os valores morais na criança são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais, na família, escola, com amigos. E que será com essas vivências que a criança irá construir seus valores, princípios e normas morais. De acordo com a literatura, verificou-se que as participantes demonstraram algumas atitudes baseadas no respeito mútuo, “espírito esportivo” e “jogo limpo” com a sua equipe, porém nas situações que envolviam o árbitro essas atitudes deixaram a desejar. Demonstrando apenas uma grande preocupação com a equipe e desejo de vitória.
Abstract This research, of a descriptive character, has as its main goal to verify the attitudes of school athletes of volleyball when faced with moral dilemmas during in-game situations. The information gained by observing those situations, considering the reasons and arguments presented by the players, have been analyzed based on Piaget’s cognitive point of view, on values of justice and honesty, and on a fair-play point of view. According to Piaget (1977), the moral values of a child are built upon the interaction of the individual with social environments, such as family, school and friends, and it is by those experiences that the child will build its own values, principles and moral rules. Through the literature, it was verified that the players presented attitudes based on mutual respect, “sportsmanship” and fair-play with their teammates, although when interacting with the referee the nature of those attitudes was disappointing – mostly based upon concern with their teammates and desire to win.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70312
Arquivos Descrição Formato
000875688.pdf (307.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.