Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Aniele Noll Viana dapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-16T01:44:02Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70312pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, de caráter descritivo, tem como objetivo central verificar as atitudes de atletas escolares de voleibol, frente a dilemas morais em situações de jogo. A partir das informações obtidas nos dilemas, considerando as justificativas e os argumentos apresentados pelas participantes, foram analisadas estas informações baseadas no ponto de vista cognitivista de Piaget, nos valores de justiça e honestidade, e sob o ponto de vista do fair-play, “espírito esportivo” ou “jogo limpo”. Para Piaget (1977), os valores morais na criança são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais, na família, escola, com amigos. E que será com essas vivências que a criança irá construir seus valores, princípios e normas morais. De acordo com a literatura, verificou-se que as participantes demonstraram algumas atitudes baseadas no respeito mútuo, “espírito esportivo” e “jogo limpo” com a sua equipe, porém nas situações que envolviam o árbitro essas atitudes deixaram a desejar. Demonstrando apenas uma grande preocupação com a equipe e desejo de vitória.pt_BR
dc.description.abstractThis research, of a descriptive character, has as its main goal to verify the attitudes of school athletes of volleyball when faced with moral dilemmas during in-game situations. The information gained by observing those situations, considering the reasons and arguments presented by the players, have been analyzed based on Piaget’s cognitive point of view, on values of justice and honesty, and on a fair-play point of view. According to Piaget (1977), the moral values of a child are built upon the interaction of the individual with social environments, such as family, school and friends, and it is by those experiences that the child will build its own values, principles and moral rules. Through the literature, it was verified that the players presented attitudes based on mutual respect, “sportsmanship” and fair-play with their teammates, although when interacting with the referee the nature of those attitudes was disappointing – mostly based upon concern with their teammates and desire to win.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectSportsen
dc.subjectVolleyballen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectMoral valuesen
dc.subjectFair-playen
dc.titleEstudo descritivo do comportamento moral de escolares praticantes de voleibolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875688pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples