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Níveis de atividade física e estado nutricional de escolares de 08-10 anos : uma investigação nas aulas de educação física

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Níveis de atividade física e estado nutricional de escolares de 08-10 anos : uma investigação nas aulas de educação física

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Título Níveis de atividade física e estado nutricional de escolares de 08-10 anos : uma investigação nas aulas de educação física
Autor Tentardini, Rodrigo Meotti
Orientador Valentini, Nadia Cristina
Co-orientador Spessato, Barbara Coiro
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Crianças
Desenvolvimento motor
Obesidade
[en] Childhood obesity
[en] Motor development
[en] Physical activity
[en] Physical education classes
Resumo O objetivo deste estudo foi investigar diferenças relacionadas ao sexo e ao estado nutricional no nível de atividade física nas aulas de Educação Física de escolares de 8-10 anos de idade (n= 137). A atividade física foi avaliada através do pedômetro em 4 aulas de Educação Física em 2 escolas e a obesidade através do cálculo do IMC. Para analisar os dados utilizamos ANOVA e Testes de continuidade Tuckey post hoc. Crianças obesas são menos ativas nas aulas de Educação Física (M = 63,03, dp =19,99) do que crianças com peso saudável (M =76,93, dp =25,54). Também foram encontradas diferenças significativas entre meninos e meninas. Meninos (M = 83,01, dp = 24,74) foram mais ativos do que meninas (M= 59,63, dp = 16,95). Estratégias de ensino que favoreçam o aumento dos níveis de atividade física e participação de forma semelhante de todas as crianças independente de sexo ou estado nutricional nas aulas de Educação Física precisam ser implementadas.
Abstract The aim of this study investigate sex-related differences in nutritional status and physical activity in physical education classes for students from 8-10 years of age (n=137). Physical activity was assessed using the pedometer on 4 physical education classes in two schools and obesity by calculating BMI. To analyze the data we use ANOVA and continuity tests Tuckey post hoc. Obese children are less active in physical education classes (M = 63,03, dp =19,99) than children with healthy weight (M =76,93, dp =25,54). Also significant differences were found between boys and girls. Boys (M = 83,01, dp = 24,74) were more active than girls (M= 59,63, dp = 16,95). Teaching strategies that promote increased levels of physical activity and participation in a similar way to all children regardless of sex or nutritional status in physical education classes need to be implemented.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70325
Arquivos Descrição Formato
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