Repositório Digital

A- A A+

Motivação à prática regular de atividades físicas na academia de ginástica : uma revisão de literatura

.

Motivação à prática regular de atividades físicas na academia de ginástica : uma revisão de literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Motivação à prática regular de atividades físicas na academia de ginástica : uma revisão de literatura
Autor Arsego, Nígia Ramalho
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Atividade física
Gínástica
Motivação
[en] Gymnasium
[en] Gymnastic
[en] Motivation
[en] Physical activity
Resumo O presente estudo busca explorar alguns aspectos que estão associados à prática regular de ginástica de academia, aprofundando o conhecimento sobre os principais fatores motivacionais que levam os praticantes de ginástica de academia de Porto Alegre a ingressarem nessa atividade. O objetivo central da pesquisa foi de investigar, de maneira mais profunda, o conhecimento acerca dos aspectos motivacionais que estão associados à prática de ginástica em academias. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura existente sobre ginástica, academia e sobre a ginástica de academia. Além disso, foram pesquisados os principais motivos que estão associados à pratica regular de atividade física. Conhecer a hierarquia e o perfil de motivos pelos quais os alunos possam querer participar de uma determinada prática corporal são informações importantes para que o professor possa mantê-los engajados na sua prática. As dimensões motivacionais Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer foram encontradas como o conjunto de fatores que engloba a maior parte dos motivos que podem levar uma pessoa à academia. Além disso, percebeu-se que a música utilizada nas aulas de ginástica e o papel do professor como um educador e responsável por criar vínculos de afinidade com seus alunos também são fatores que podem manter e aumentar sua frequência na academia.
Abstract The present study intends to explore some aspects that are related to the regular practice of gymnastic exercises in gymnasiums, deepening the knowledge on the principal motivational factors that lead gym practitioners to join such activity in Porto Alegre gymnasiums. The central aim of the research was to deeply investigate the knowledge about the motivational aspects that are related to the practice of gymnastic in gymnasiums. For that, it was performed a review on the existing literature about gymnastic, gymnasium, and gymnasium gymnastic. Besides that, the principal reasons that are related to the regular practice of physical activity were also researched. Knowing both the hierarchy and the profile of reasons, through which students may want to participate in a determined body practice, are of vital information so that the teacher can keep them engaged in its practice. The motivational dimensions, stress management, health, sociability, competition, aesthetics, and pleasure were found as the conjunction of factors that embodies the major part of reasons that may lead one person to a gymnasium. Besides that, it was perceived that the music used in gymnastic classes and the teacher’s role as an educator and responsible to create affinity bonds with students are also factors that may keep and increase attendance in gymnasiums.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70330
Arquivos Descrição Formato
000875928.pdf (454.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.