Repositório Digital

A- A A+

Ambulatório de saúde mental adulto de de Cachoeirinha: um estudo sobre a satisfação dos usuários

.

Ambulatório de saúde mental adulto de de Cachoeirinha: um estudo sobre a satisfação dos usuários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ambulatório de saúde mental adulto de de Cachoeirinha: um estudo sobre a satisfação dos usuários
Autor Recuero, Cynthia Martins
Orientador Bordin, Ronaldo
Co-orientador Stopiglia, Cheila Denise Ottonelli
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Avaliação em saúde
Planejamento em saúde
Políticas de saúde
Satisfação do paciente
Saúde mental
Resumo A avaliação em saúde é uma forma de participação popular e democratização que vai ao encontro dos princípios do SUS, além de importante ferramenta de gestão. O objetivo deste trabalho foi descrever o grau de satisfação dos usuários do Ambulatório de Saúde Mental Adulto de Cachoeirinha, através da Escala de Mudança Percebida (EMP) - período compreendido entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. A metodologia consistiu em pesquisa quantitativa e qualitativa, de corte transversal, com amostra por conveniência de usuários dos serviços do ambulatório. Os instrumentos foram o Questionário Sócio-demográfico e Clínico, e a Escala de Mudança Percebida (EMP), que avalia as mudanças percebidas pelos usuários, como resultado do tratamento recebido. O perfil da amostra foi constituído principalmente por mulheres (85%). A avaliação dos usuários a partir da escala EMP atingiu 100% de percepção de mudanças positivas na questão subjetiva. Nas questões objetivas, os aspectos de relacionamento, psicológicos e sono obtiveram mais de 55% de mudança percebida para melhor do que antes do tratamento. A aplicação da escala EMP possibilitou verificar que os usuários estão satisfeitos com os serviços, mas identificou que são necessárias intervenções, possivelmente relacionadas à medicação e ao atendimento adequado de usuários com transtornos psiquiátricos graves.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70361
Arquivos Descrição Formato
000870003.pdf (459.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.