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Campereando mercados : práticas de resistência e cidadania mediadas pelo mercado na cultura gaúcha

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Campereando mercados : práticas de resistência e cidadania mediadas pelo mercado na cultura gaúcha

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Título Campereando mercados : práticas de resistência e cidadania mediadas pelo mercado na cultura gaúcha
Autor Dalmoro, Marlon
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Cultura local
Preservação
Resistência social
Tradição cultural
Tradicionalismo
[en] Citizenship
[en] Consumer culture
[en] Gaucho culture
[en] Market
[en] Resistance
Resumo Com um olhar voltado para a cultura gaúcha e sob uma perspectiva teórica de mercado, fluxos globais e formas de resistência, esta tese teve o objetivo de compreender e analisar as práticas de resistência que os agentes locais desenvolvem no âmbito do mercado, para a preservação da tradição e da cultura local. Para isto, sua organização seguiu diferentes percursos, iniciando por um percurso teórico, que envolveu uma construção teórica acerca da cultura do mercado e das formas de resistência. No percurso empírico, adotou-se uma perspectiva interpretativista, por meio de um estudo de cunho etnográfico na cultura gaúcha. A coleta de dados ocorreu no período de 2009 a 2012, por meio de entrevistas, observação participante, coleta de artefatos e survey. A análise dos resultados foi apresentada em oito partes, organizadas a partir das categorias de análises geradas na interpretação dos dados. Além de descrever densamente a cultura gaúcha, os resultados foram interpretados tanto pelo lado da resistência – reconhecendo a existência de uma resistência de mercado –, quanto por uma perspectiva de cidadania – reconhecida como um conjunto de práticas que geram um sentimento de pertencimento à cultura gaúcha. Os resultados alcançados buscam contribuir principalmente na teorização acerca do modo como o mercado media a articulação de diferentes agentes locais (produtores, consumidores e organizadores) em práticas de resistência e cidadania.
Abstract With an attention on gaucho culture and under a theoretical perspective of market, global flows and resistance forms, this thesis has the objective to understand and to analyses local agents’ resistance practices developed in the market to preservation of the tradition and local culture. For this, its organization follows different courses, beginning with a theoretical course that involves a theoretical construction around market culture and resistance forms. In the empirical course, it was adopt an interpretative perspective, using an ethnographic inspiration to analyze the gaucho culture. Data collection was conducted between 2009 and 2012 through interviews, participant observation, artifacts’ collection and survey. Result analyses were presented in eight parts organized from analytic categories generation during data interpretations. Results include a dense gaucho culture description and data interpretation include a resistance perspective – recognizing the existence of a market resistance –, as well as a citizenship perspective – identified as a practice set that generate a belonging felling around the gaucho culture. Results search to contribute specially in the theorization about the forms of how the market mediate the articulation of different local agents (producers, consumers, organizers) in resistance and citizenship practices.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/70382
Arquivos Descrição Formato
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