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Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá

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Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá

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Título Educação sexual nas escolas: a necessidade de uma política pública - estudo de caso no município de Araricá
Autor Zamin, Camila
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Co-orientador Adamski, Liége
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Educação sexual
Orientação sexual
Políticas públicas
[en] Education
[en] School
[en] Sexual orientation
Resumo Este estudo objetivou verificar se as escolas do município de Araricá possuem ações de educação em saúde sexual e corporeidade no projeto político pedagógico que auxiliem por sua transversalidade a produção de cuidados integrais capazes de promover saúde. Visando atingir tal objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, a partir do instrumento de pesquisa, contendo uma entrevista semi-estruturada. O estudo foi realizado no município de Araricá. Primeiramente foram convidadas para participar do estudo as cinco escolas do município, contudo, somente três escolas responderam ao instrumento de pesquisa, isto é, três professoras participaram como representantes das instituições de ensino. Os dados foram coletados e classificados em dois temas, sendo que o primeiro ficou intitulado de Ações de educação em saúde sexual e o segundo nomeado de Dificuldades enfrentadas frente a temática de orientação sexual. Após, foram analisados e em seguida submetidos a análises, utilizando como parâmetros as anotações dos sujeitos do estudo, acrescido da opinião da autora e confrontado com a literatura pesquisada. Os resultados obtidos revelaram que os sujeitos do estudo manifestam dificuldades para desenvolver trabalhos de orientação sexual dentro da escola. Além disso, evidenciou-se que as escolas que participaram da pesquisa não possuem projeto político pedagógico formalizado. Assim, os resultados reforçam a necessidade de conscientização de que a escola precisa definir o trabalho de Orientação Sexual como uma de suas competências. Ficou notável que ainda ocorrem falhas no ensino de educação sexual, e essas lacunas deixadas pelo processo ensino/aprendizagem contribui para que a criança e o adolescente fiquem mais vulneráveis a acidentes como a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada, ao abuso sexual ou ainda a fatores como a timidez e à culpa, que podem comprometer seriamente suas relações sociais no decorrer da vida. É necessário que as crianças e os adolescentes tenham um conhecimento crítico sobre o tema para que possam ponderar decisões e fazer escolhas adequadas e conscientes em relação a sua sexualidade. Espero, então, que através deste estudo de caso, possamos criar uma política pública para implantar formalmente a orientação sexual nas escolas do município de Araricá.
Abstract This study aimed to determine whether schools have the city of Araricá actions of health education and sexual embodiment in political pedagogical project to assist in the production of its pervasive comprehensive care that promote health. In order to achieve this goal, we used a qualitative, descriptive and exploratory, as the research instrument, containing a semi-structured interview. The study was conducted at Araricá. First were invited to participate in the study of the five schools of the city, however, only three schools responded to the survey instrument, namely, three teachers participated as representatives of educational institutions. Data were collected and classified into two themes, the first of which was titled Actions sexual health education and the second named Difficulties faced forward the issue of sexual orientation. After we analyzed and then subjected to analysis, using as parameters the notes of the study subjects, plus the author's opinions and confronted with the literature. The results revealed that the study subjects manifested difficulties in developing the work of sexual orientation within the school. Moreover, it became clear that the schools that participated in the survey do not have formal political pedagogical project. Thus, the results reinforce the need for awareness that the school needs to set the work of sexual orientation as one of its powers. It was remarkable that even failures occur in the teaching of sex education, and the gaps left by the teaching / learning process contributes to children and adolescents are more vulnerable to accidents and contamination by sexually transmitted diseases, unwanted pregnancy, sexual abuse or to factors such as shyness and guilt, which can seriously compromise their social relationships throughout life. It is necessary that children and teenagers have a critical knowledge on the subject so they can weigh decisions and make appropriate choices and conscious about their sexuality. So I hope that through this case study, we can create a public policy to deploy formal sexual orientation in schools in the city of Araricá.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/70388
Arquivos Descrição Formato
000869975.pdf (421.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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