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A intencionalidade de comunicação mediada em autismo : um estudo de aquisição de gestos no sistema SCALA

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A intencionalidade de comunicação mediada em autismo : um estudo de aquisição de gestos no sistema SCALA

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Título A intencionalidade de comunicação mediada em autismo : um estudo de aquisição de gestos no sistema SCALA
Autor Foscarini, Ana Carla
Orientador Passerino, Liliana Maria
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Autismo
Tecnologia assistiva
[en] Autism
[en] Communicative intent gestures
[en] Joint attention
[en] SCALA
Resumo A comunicação humana é essencial para que ocorra um processo de interação social. É através dela que os sujeitos podem manifestar suas vontades, desejos, necessidades, estabelecer trocas que resultam em processos de ensino-aprendizagem e participar ativamente da sociedade, comunidade na qual se encontra inserido realizando trocas recíprocas que propiciam a aquisição do conhecimento historicamente construído. Esta pesquisa teve como foco principal investigar de que de que forma o uso de um sistema de CA que parte de uma perspectiva metodológica sócio-histórica pode promover o desenvolvimento de gestos que propiciam intencionalidade comunicativa em crianças de 03 a 05 anos com autismo. A presente pesquisa cunhou-se como um estudo de caso múltiplo de três sujeitos com autismo, não oralizados, com idades entre 03 e 05 anos de idade. Os resultados a serem apresentados mostram que o sistema SCALA contribuiu como forma constante de mediação integrada ao todo do sujeito. Dessa forma foram surgindo novos gestos, fomos significando cada olhar, apontar, sorrir, morder, etc. Considerando nossos sujeitos como agentes intencionais, deixando-os serem atores nas interações, não somente interagentes passivos, ancorados pelo uso de materiais concretos, que levaram a ligação entre o representacional e o simbólico e, sobretudo nos conduziram a diversos e diferentes momentos de atenção e cenas de atenção conjunta, onde nossos sujeitos participavam de interações triádicas e se incluíam nelas.
Abstract Human communication is essential to the occurrence of a social interaction process. It is through it that subjects can express their wishes, desires, needs and establish exchanges that result in teaching-learning processes. And, also, actively participate in society, the community in which they are inserted, conducting reciprocal exchanges that foster the acquisition of historically constructed knowledge. This research main focus was to investigate how the use of a CA system that starts from a sociohistorical methodological perspective can promote the development of gestures that provide communicative intentionality in children 03-05 years old with autism. This research was coined as a multiple case study of three subjects with autism, who do not use oral language, aged between 03 and 05 years of age. The results to be presented show that the SCALA system contributed steadily as integrated mediation into the subject as a whole. Thus new gestures started to arise, we gave meaning to each look, point, laugh, biting, etc. Considering our subjects as intentional agents, leaving them to be actors in interactions, not only passive interacting agents, anchored by the use of concrete materials, which led the connection between the representational and the symbolic and above all led us to several different moments of attention and joint attention scenes where our subjects participated in triadic interactions and included themselves in these interactions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/70599
Arquivos Descrição Formato
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