Repositório Digital

A- A A+

Communicative language teaching : an analysis of a teacher’s beliefs and practice

.

Communicative language teaching : an analysis of a teacher’s beliefs and practice

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Communicative language teaching : an analysis of a teacher’s beliefs and practice
Autor Marques, Giuliana de Abreu Freitas
Orientador Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciatura.
Assunto Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Metodologia do ensino
Resumo Diante do fenômeno da globalização, a necessidade de comunicar-se em uma língua estrangeira tem aumentado significativamente, e, para atender a essa demanda, diversas técnicas de ensino têm sido utilizadas. O presente estudo tem como objetivo investigar técnicas de abordagem comunicativa utilizadas por uma professora de inglês em curso livre situado em Porto Alegre. Através de entrevista com a professora e duas horas e trinta minutos de observações de aula, o estudo observou como se dá o uso da linguagem em sala de aula e de que forma a experiência da professora como aluna se reflete em sua prática. Após transcrição e análise dos dados, concluiu-se que nas aulas observadas a língua inglesa não é utlizada como ferramenta para interação social.
Abstract Given the phenomenon of globalization, the need of communicating in a foreign language has increased significantly, and, to attend this demand, several teaching techniques have been used. The present study aims to investigate communicative language teaching techniques used by a English teacher at a private English course located in Porto Alegre. Through an interview with the teacher and class observations, this research focused on observing how language is used in the classroom and how the teacher’s experience as a student reflects on her practice. After transcription and data analysis, it was possible to conclude that in the observed classes the English language is not used as a tool for social interaction.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70627
Arquivos Descrição Formato
000877991.pdf (129.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.