Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorCândido, Joana de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-26T01:51:10Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70631pt_BR
dc.description.abstractAs histórias sobre heróis, em especial os mitos, apresentam uma estrutura recorrente. Nessa estrutura, a ideia de crescimento pessoal e superação está sempre presente. Mas de que forma essa jornada do herói pode interferir na vida das pessoas hoje? Se essa interferência acontece, como ela se dá? O romance A História Sem Fim, de Michael Ende, pode nos auxiliar na busca por essas respostas. Nós podemos ver essa mesma estrutura em outras obras, mas esse livro em especial apresenta a jornada do herói como parte de um processo de leitura. Assim, pode nos auxiliar a responder outras perguntas: Qual a sua ligação com a leitura? Como pode ser utilizado por professores para ajudarem seus alunos a descobrir os tesouros contidos no universo ficcional? Bastian, herói de A História Sem Fim, é um leitor que encontra um meio de resolver problemas pessoais através de experiências vivenciadas dentro do livro. Michael Ende consegue unir a estrutura da jornada do herói com o processo de autoconhecimento e amadurecimento que ocorre através da prática de leitura. Discutiremos essa jornada arquetípica e as imagens presentes nela usando como suporte as ideias de Joseph Campbell, Gilbert Durand, Diana e Mario Corso. Nosso objetivo é apontar como essa história pode ser lida como uma alegoria para o processo de leitura.pt_BR
dc.description.abstractStories about heroes, myths in special, present a recurrent structure. The idea of personal growth and overcoming limits is always part of this structure. But in what ways does this journey of the hero interfere in people's lives nowadays? If this interference happens, how does it occur? The Never Ending Story, written by Michael Ende, can help us with the answers. We can see the same structure in other books, but this story has the peculiarity of connecting the journey of the hero with the journey of the reader. In this sense, it helps us find answers for further questions: How does it relate to the reading process? How can it this book be used by teachers to foment the interest for reading in their students? Bastian, the hero in The Never Ending Story, is a reader who finds a way to solve his personal problems through his experience in the book. Michael Ende manages to unite the structure of the journey of the hero with the processes of self-knowledge and maturation that takes place through the practice of reading. We will use the works of Joseph Campbell, Gilbert Durand, and Diana & Mario Corso to discuss the archetypal journey. Our objective is to emphasize the aspects through which this story can be read as an allegory of the reading process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMito na literaturapt_BR
dc.subjectMichael endeen
dc.subjectEnde, Michaelpt_BR
dc.subjectThe never ending storyen
dc.subjectThe journey of the heroen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.titleDas leis de fantasia : a jornada do leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877536pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples