Repositório Digital

A- A A+

O sujeito no discurso de autoajuda econômica : posicionamentos contemporâneos à luz da análise do discurso

.

O sujeito no discurso de autoajuda econômica : posicionamentos contemporâneos à luz da análise do discurso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O sujeito no discurso de autoajuda econômica : posicionamentos contemporâneos à luz da análise do discurso
Autor Soares, Caroline Ferreira
Orientador Mittmann, Solange
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Análise do discurso
Autoajuda
Formação discursiva
Sujeito
[es] Análisis del discurso
[es] Autoayuda
[es] Formación discursiva
[es] Pre-construido
[es] Sujeto
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento discursivo de textos de autoajuda econômica e comentários sobre tais textos, tomando por base a teoria da Análise do Discurso, concebida por Michel Pêcheux, partindo, principalmente, da concepção de sujeito. Para isso, também foram utilizados pressupostos teóricos de áreas afins, como sociologia (BAUMAN, 1999) e filosofia (LIPOVETSKY, 2009). Apesar de os textos de autoajuda serem vistos com desdém por muitos estudiosos da academia, o sucesso de suas vendas, bem como de ambientes alternativos nos quais eles circulam, como a internet, ou seja, a numerosa procura dos sujeitos por esses textos, justificam as análises aqui contidas. O livro Os segredos da mente milionária; comentários na fanpage Quero ficar rico, do Facebook; e respostas às questões de um questionário aplicado com leitores e não leitores de autoajuda constituem o corpus analisado para ampliar a compreensão da relação do sujeito contemporâneo com a autoajuda, das formações discursivas envolvidas e dos préconstruídos mais relevantes.
Resumen El objetivo de este estudio es analizar el funcionamiento discursivo de textos de autoayuda económica y comentarios acerca de textos así, basándonos en la teoría de la Análisis del Discurso, concebida por Michel Pêcheux, a partir de las posiciones de los sujetos. Para eso, se ha hecho uso de presupuestos teóricos de áreas relacionadas, como sociología (BAUMAN, 1999) y filosofía (LIPOVETSKY, 2009). Aunque los textos de autoayuda sean mirados con desdén por muchos estudiosos de la academia, el suceso de sus ventas, así como de los ambientes alternativos donde los publican, como la internet, o sea, la gran busca de los sujetos por eses textos, justifican las análisis contenidas acá. El libro Os segredos da mente milionária; comentarios en la fanpage Quero ficar rico; en Facebook, y respuestas a una encuesta realizada con lectores y no lectores de autoayuda constituyen el corpus analizado para ampliar la comprensión de relación del sujeto contemporáneo con la autoayuda, de las formaciones discursivas involucradas y de los preconstruidos más relevantes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70643
Arquivos Descrição Formato
000877837.pdf (469.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.