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A capoeira, uma arte representativa da cultura brasileira

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A capoeira, uma arte representativa da cultura brasileira

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Título A capoeira, uma arte representativa da cultura brasileira
Autor Batista, Silvio Pereira
Orientador Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Capoeira
Dança afro-brasileira
Musica afro-brasileira
[en] Indígenas
[en] Negros
[en] N’golo
[en] Xondaro
Resumo Este trabalho pretende apresentar uma idéia, de preferência uma idéia não tão objetiva, ou melhor, uma opção de percurso, de como a capoeira se encontra desenvolvida hoje e quais são seus atrativos. Pretende explicar como estes sentidos fazem com que pessoas com diferentes interesses e com diferentes índoles no mundo inteiro aproximem-se de sua roda ritual e porque acabam tornando-se amigas, descobrindo semelhanças em suas maneiras diferentes de pensar ou acabam aprendendo um método para tratar suas particularidades de maneira lúdica e esportiva. A capoeira é arte, além de arte marcial e tem filosofia e espiritualidade. A origem da capoeira se confunde com a origem do próprio Brasil ou se clareia quando palmeamos documentos daquela época ou documentos mais recentes. Assim vemos que seu nascedouro e aperfeiçoamento deve ser creditado ao próprio brasileiro, entendido como miscigenação de português, índio e negro em um primeiro momento para depois abarcar qualquer etnia que queira ser brasileira. Buscamos dialogar com autores principais, que são Antônio Risério, Carlos Eugênio Soares, Luis Silva Santos, Maurício Barros de Castro e Nestor Capoeira. As chaves para nossa idéia de que a origem mais remota seja indígena procedem da própria carta de Pero Vaz de Caminha, do fato de capoeira ser um nome de origem tupi-guarani e não Yorubá. Procedem ainda do fato de não haver capoeira na África ou qualquer outro lugar a qual não seja originária do Brasil, e de haver entre os indígenas danças-lutas como o Xondaro e o histórico e quase olvidado Maraná, a dança da guerra, dos potiguares. Os autores que nos emprestam estas últimas chaves são Johann Nieuhoff e Rosana Bond.
Abstract This work intends to present an idea, preferably an idea not so objective, or rather an option of course, how capoeira is developed today and what are its attractions. It attempts to explain how these senses make people of different interests and different temperaments worldwide closer to his wheel and ritual because they end up making friends, discovering similarities in their ways of thinking and end up learning a method to treat their particularities of a playful and sporty. Capoeira is art, and martial art, philosophy and spirituality. The origin of capoeira is intertwined with the rise of Brazil itself or lightens when we read documents of that era or more recent documents and see his birthplace and improvement should be credited to own Brazilian, understood as miscegenation of Portuguese, Indian and black at first after time to embrace any ethnicity who wants to be Brazilian. We seek dialogue with leading authors, who are Antônio Risério, Carlos Eugenio Soares, Luis Silva Santos, Mauricio Barros de Castro and Nestor Capoeira. The keys to our idea that the origin is more remote indigenous proceed from the very letter of Pero Vaz de Caminha, the fact that poultry be a source name Tupi- Guarani and not Yoruba. Proceed even the fact that there is not capoeira in Africa or anywhere else which is not native to Brazil, there among the indigenous dances, fights like Xondaro and history and almost forgotten Marana, war dance, the potiguares. The authors who lend these latter keys are Johann Nieuhoff and Rosana Bond.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70647
Arquivos Descrição Formato
000877848.pdf (299.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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