Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorLamberts, Denise von der Heydept_BR
dc.date.accessioned2013-04-27T01:47:47Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70660pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo central analisar o uso do livro didático pelos professores em um curso livre de inglês. O livro didático é um dos recursos mais utilizados por professores e alunos, especialmente neste contexto. Sua importância abrange: definição dos conteúdos a serem estudados; recursos usados em sala de aula; auxílio aos professores, especialmente os menos experientes, nas preparações de atividades; padronização do ensino, entre outros. A maneira como o livro didático é usado influencia no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, primeiramente, buscou-se conhecer, através de um questionário aplicado aos catorze (14) professores da filial do curso em análise, a opinião deles sobre este recurso e as modificações feitas por estes profissionais aos livros. Analisando as respostas do questionário, percebeu-se que os professores acreditam que o livro didático tem muito mais vantagens que desvantagens, mas que os professores adaptam as atividades para adequação ao perfil dos alunos e das turmas. Além do questionário, foram realizadas quatro (4) observações em aulas diferentes de turmas de adultos. Com as observações, concluiu-se que, em maior ou menor grau, há adaptação às atividades do livro didático, especialmente a contextualização e adição de atividades extras. Ou seja, os professores estão cientes de que o que é ensinado faz mais sentido ao aluno quando está próximo à sua realidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the use of textbooks by teachers in an English course. The textbook is one of the most used resources by teachers and students, speacially in this context. Its importance is related to: defining the syllabus, providing resources in the classes, helping the teachers in preparing the activities, mainly the ones who does not have much experience, standardizing the teaching, among others. The way the book is used influences the process of teaching and learning. Therefore, in order to know the teachers’ opinions about textbooks and the changes made by those professionals in the books, a questionnaire was applied to the fourteen (14) teachers from this course branch. Analyzing the answers to the questionnaire, I was able to conclude that the teachers see more advantages than disadvanges about the textbooks. However, they tend to adapt the activities according to their groups and students. In addition to the questionaire, I observed four (4) different classes in groups of adults. Through the class observations, I got to the conclusion that the teachers adapt the activities in the textbook, to a greater or lesser extent, specially contextualizing and adding extra activities. In other words, the teachers are aware of the fact that what is to be taught makes more sense to the students when it is close to his/her reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectContexten
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnglishen
dc.titleO uso do livro didático no contexto de um curso livre de inglêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877103pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples