Repositório Digital

A- A A+

Enunciação e aquisição : a criança na cultura

.

Enunciação e aquisição : a criança na cultura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Enunciação e aquisição : a criança na cultura
Autor Tabajara, Maria Eduarda Fett
Orientador Silva, Carmem Luci da Costa
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Aquisição da linguagem
Cultura
Enunciação
[en] Culture
[en] Enunciation
[en] Language acquisition
Resumo Por ser objeto de estudo tanto da Psicologia quanto da Linguística, e mesmo dentro dessas áreas ser estudada por diversos pontos de vista, a aquisição da linguagem constitui-se, basicamente, em um campo de estudo interdisciplinar. Dessa forma, o que se entende por aquisição da linguagem depende da perspectiva teórica pela qual se resolve estudá-la. Neste trabalho, recorremos à Teoria da Enunciação de Émile Benveniste para discutir o processo de aquisição de língua vinculado à imersão da criança em uma cultura. Basicamente, ensaiamos reflexões acerca da inserção da criança na sociedade por meio do processo de aquisição da linguagem. Partimos, para isso, da suposição de que a cultura está implicada no processo de aquisição da linguagem, e de que a criança, pelo reconhecimento da língua e pela compreensão do discurso, interpreta a sociedade. Perguntamo-nos, a partir daí, como isso acontece e como a criança mostra, em seu discurso, que interpreta a sociedade e, consequentemente, que vai se instaurando na cultura via língua. Buscamos discutir como a dimensão cultural é constitutiva do processo de aquisição, costurando às discussões relatos curiosos sobre crianças que, ao se apropriarem da língua, mostraram uma relação com elementos culturais, constitutivos da linguagem, que as levaram a interpretar e a assimilar, a sua maneira, a sociedade em que vivem.
Abstract For being object of study of both psychology and linguistics, and even within these areas being studied by several points of view, language acquisition is, basically, in a field of interdisciplinary study. Therefore, what is meant by language acquisition depends on the theoretical perspective by which one decides to study it. In this work, we turn to the Enunciation Theory of Émile Benveniste to discuss the process of language acquisition linked to the child's immersion in a culture. Basically, we discussed about the inclusion of children in society through the process of language acquisition. We started it based on the assumption that culture is implicated in the process of language acquisition, and that the child, through the recognition of language and speech comprehension, interprets society. We investigated, thereafter, how this happens and how the child shows in his/her speech, that he/she interprets society and hence that will be inserted in the culture through language. We intended to discuss how the cultural dimension is constitutive of the acquisition process, adding to the discussions curious reports about children who, by appropriating language, showed a relationship with cultural elements, constitutive of language, which led them to interpret and assimilate, in their own way, the society in which they live.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70671
Arquivos Descrição Formato
000877347.pdf (399.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.