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dc.contributor.advisorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.contributor.authorTabajara, Maria Eduarda Fettpt_BR
dc.date.accessioned2013-04-27T01:47:55Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70671pt_BR
dc.description.abstractPor ser objeto de estudo tanto da Psicologia quanto da Linguística, e mesmo dentro dessas áreas ser estudada por diversos pontos de vista, a aquisição da linguagem constitui-se, basicamente, em um campo de estudo interdisciplinar. Dessa forma, o que se entende por aquisição da linguagem depende da perspectiva teórica pela qual se resolve estudá-la. Neste trabalho, recorremos à Teoria da Enunciação de Émile Benveniste para discutir o processo de aquisição de língua vinculado à imersão da criança em uma cultura. Basicamente, ensaiamos reflexões acerca da inserção da criança na sociedade por meio do processo de aquisição da linguagem. Partimos, para isso, da suposição de que a cultura está implicada no processo de aquisição da linguagem, e de que a criança, pelo reconhecimento da língua e pela compreensão do discurso, interpreta a sociedade. Perguntamo-nos, a partir daí, como isso acontece e como a criança mostra, em seu discurso, que interpreta a sociedade e, consequentemente, que vai se instaurando na cultura via língua. Buscamos discutir como a dimensão cultural é constitutiva do processo de aquisição, costurando às discussões relatos curiosos sobre crianças que, ao se apropriarem da língua, mostraram uma relação com elementos culturais, constitutivos da linguagem, que as levaram a interpretar e a assimilar, a sua maneira, a sociedade em que vivem.pt_BR
dc.description.abstractFor being object of study of both psychology and linguistics, and even within these areas being studied by several points of view, language acquisition is, basically, in a field of interdisciplinary study. Therefore, what is meant by language acquisition depends on the theoretical perspective by which one decides to study it. In this work, we turn to the Enunciation Theory of Émile Benveniste to discuss the process of language acquisition linked to the child's immersion in a culture. Basically, we discussed about the inclusion of children in society through the process of language acquisition. We started it based on the assumption that culture is implicated in the process of language acquisition, and that the child, through the recognition of language and speech comprehension, interprets society. We investigated, thereafter, how this happens and how the child shows in his/her speech, that he/she interprets society and hence that will be inserted in the culture through language. We intended to discuss how the cultural dimension is constitutive of the acquisition process, adding to the discussions curious reports about children who, by appropriating language, showed a relationship with cultural elements, constitutive of language, which led them to interpret and assimilate, in their own way, the society in which they live.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCultureen
dc.titleEnunciação e aquisição : a criança na culturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877347pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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