Repositório Digital

A- A A+

O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira

.

O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira
Autor Fraga, Luíze Bueno Ferreira Fonseca de
Orientador Schroeder, Daniela Norci
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciatura.
Assunto Ensino
Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Tecnologias de informacao e ensino de linguas (segunda lingua)
[es] Enseñanza
[es] Laptop educacional
[es] Lengua extranjera
[es] Tecnología
Resumo Este trabalho aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua estrangeira (LE). Para isso, foram revistas algumas definições e concepções sobre tecnologia e sobre seu uso na Educação segundo Almeida (2007), Menezes (2009) e Vargas (1994), entre outros autores. O estudo tem como objetivo investigar as transformações ocorridas na sala de aula de língua espanhola com o início do uso dos laptops educacionais. Com a finalidade de analisar o que mudou nas aulas de LE com a inserção do Projeto UCA – Um computador por Aluno no Colégio de Aplicação da UFRGS foi realizado um estudo qualitativo utilizando como instrumento questionários que foram aplicados aos alunos de turmas do 9º e 1º anos e aos professores de espanhol da escola. A partir dessa breve análise, pode-se inferir que o ensino de LE por meio das novas tecnologias tem trazido mudanças e pontos positivos para o processo de ensino-aprendizagem do contexto escolar que conhecemos. Porém, há muitas adaptações a serem feitas para que se chegue a um nível ideal e proveitoso do ensino com o uso das novas tecnologias.
Resumen Este trabajo aborda el uso de las tecnologías digitales de la información y comunicación en la enseñanza de lengua extranjera (LE). Para eso, fueron revisadas algunas definiciones y conceptos sobre tecnología y sobre su uso en la Enseñanza según Almeida (2007) Menezes (2009) e Vargas (1994), entre otros autores. El estudio tiene como objetivo investigar las transformaciones pasadas en la aula de clase de lengua española con el inicio del uso de los laptops educacionales. Con la finalidad de analizar lo que cambió en las clases de LE con la inserción del Proyecto UCA – Un computador por alumno en el Colégio de Aplicação de la UFRGS fue realizado un estudio cualitativo utilizando como instrumento cuestionarios los cuales fueron aplicados a los alumnos de 9º y 1º años y a los profesores de lengua española de la escuela. A partir de este breve análisis, se puede afirmar que la enseñanza de LE con el uso de las nuevas tecnologías trajo cambios y puntos positivos para el proceso de enseñanza-aprendizaje del contexto escolar lo cual conocemos. Sin embargo, hay muchas adaptaciones que hacer para alcanzar a un nivel ideal y provechoso de la enseñanza con el uso de las nuevas tecnologías.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/70689
Arquivos Descrição Formato
000876984.pdf (574.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.