Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMittmann, Solangept_BR
dc.contributor.authorNoble, Debbie Mellopt_BR
dc.date.accessioned2013-04-27T01:48:08Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/70690pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho me propus a investigar os discursos que compreendem os três filmes da Campanha Fiat Grand Siena 2013, denominados Margarina, Plano de Celular e Odorizador, a partir de noções da Análise do Discurso (AD) fundada por Michel Pêcheux. Compreendendo que a AD vai muito além de uma análise de conteúdo e observando os discursos por meio de suas relações com a exterioridade, busquei analisar o caráter sócio-histórico e ideológico dos discursos da campanha da Fiat, e inferir seu percurso criativo por meio da observação das condições de produção e das formações ideológicas e discursivas em que se inserem. Além disso, analiso de que forma as noções de memória e interdiscurso podem contribuir na construção de sentidos e como a autoria está presente em discursos heterogêneos como os aqui analisados. O percurso percorrido neste trabalho vem confirmar importantes reflexões sobre a sociedade em que vivemos, na qual a publicidade ganha ainda mais força à medida que a posse de determinadas mercadorias, como o automóvel, passa a significar obtenção de felicidade.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, I intend to investigate discourses for 3 short films of FIAT´s commercial campaign Grand Siena 2013 called Margarina, Plano de Celular and Odorizador, based on the notions of Discourse Analysis (DA), founded by Michel Pêcheux. Understanding that DA goes beyond a content analysis, and observing the discourses through their relations with externality, I will analyze the social, historical and ideological character of FIAT´s films, unveiling their creative route through the observation of production conditions and ideological formations in which they are inserted. Furthermore, I will analyze in which way the notions of memory and interdiscourse may contribute in the construction of meanings, and how the authorship is present in heterogeneous discourses. Along the way this work contains important truths about the society we live in, in which marketing gains force because the possession of certain products, like the car for instance, means being happy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectAdvertising discourseen
dc.subjectDiscurso publicitáriopt_BR
dc.subjectMemory and interdiscourseen
dc.subjectInterdiscursopt_BR
dc.subjectConditions of productionen
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectAuthorshipen
dc.title"Oh! Happy day!": análise de um discurso publicitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000876996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples